Novo Enem conta com questões discursivas e parte com enfoque na área escolhida pelo aluno

Aprovado através do Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta segunda (14), o novo Enem passa a ter duas fases sendo a 1a fase geral e a 2a parte por área de conhecimento.

Amanda Talita

O novo formato do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e entrará em vigor a partir de 2024. O documento apresenta as mudanças, dentre elas a aplicação das provas em duas etapas e a presença de questões discursivas.

As modificações são necessárias para a adaptação da prova ao novo Ensino Médio, sancionado em 2017. O critério aprovado pelo CNE direciona que o primeiro dia de provas do exame seja formado por questões multidisciplinares sobre as áreas do conhecimento. Seguido de Língua Inglesa na parte de linguagem e a redação feita nesse dia. 

No segundo dia de prova o parecer estabelece que as provas sejam objetivas e discursivas de conhecimentos específicos. Caso o estudante opte pela área de Ciências da Natureza, as provas da segunda etapa teriam questões de Biologia, Química e Física, por exemplo.

Questões discursivas 

As questões discursivas, mais conhecidas como perguntas abertas, exigirão que o candidato discorra sobre o que for perguntado. Neste caso, o estudante precisa ficar atento para responder a questão de forma clara, concisa e objetiva, para atingir o resultado esperado.

Esse tipo de avaliação está presente nas provas da Fuvest e Unicamp e torna o modelo de prova mais completo.

Sair da versão mobile