Número de influenciadores digitais supera profissões tradicionais

Influencers já estão em maior número do que dentistas e engenheiros civis.

Gustavo Montejano

O estudo feito pela Nielsen mostra que no Brasil há uma quantidade de mais de 500 mil influenciadores digitais. Esta quantidade ultrapassa o número de profissionais que atuam em funções tradicionais, como dentistas, engenheiros civis e chega perto do número de médicos. 

Outros dados, de acordo com a plataforma Cupom Válido juntamente com a Hootsuite e WeAreSocial, mostram que o Brasil é o terceiro país em que a população passa mais tempo em redes sociais, gerando a necessidade de mais conteúdo digital.

Os números são:

Influenciador digital ainda não é uma profissão regulamentada, mas, apesar da falta de regulamentação, alguns hábitos contribuem para o sucesso nesse mercado. Uma possibilidade interessante para  influenciadores é contratar serviços de agências para gerenciar suas redes sociais. Essa é uma tática utilizada para aumentar o alcance e ganhos.

Influencer digital

Maria Fernanda é bacharel em Direito e trabalhou na área jurídica por quase 10 anos, mas hoje é digital influencer. Ela comenta sobre suas motivações para mudar de ramo. “A minha principal motivação para começar a atividade foi sair do escritório, deixar de bater ponto, conquistar a liberdade geográfica e poder trabalhar com o que eu mais amo: viajar!”, diz.

As suas atividades nas redes sociais começaram a ser mais frequentes em 2019, que foi quando o blog Viaja que Passa surgiu. De acordo com ela, não houve um momento em que se percebeu uma influenciadora, mas o engajamento foi crescente, ela também fala sobre os seguidores. “No começo, eram apenas alguns. Hoje, são milhares”, relata, sendo que no momento o perfil conta com 11 mil seguidores no Instagram.

O viajaquepassablog, perfil utilizado para divulgar seus destinos e outros conteúdos do blog, ‘tem um papel inspiracional’. “As pessoas conhecem novos destinos ou novas facetas de um lugar já conhecido e isso, naturalmente, influencia na escolha da próxima viagem”, completa.

Já o blog atinge um grupo de pessoas que já tomaram a decisão de viajar e estão na fase do planejamento da viagem, acrescenta Fernanda.“E é aí que o blog entra para entregar valor de verdade! Ele vai ajudar o leitor a entender a história do lugar, escolher os melhores passeios, hospedagens, além de ensinar como operacionalizar o câmbio, como chegar e como se locomover no destino, por exemplo”, complementa Fernanda.

Sair da versão mobile