ONGs realizam projetos sociais para o Dia das Crianças

 Iniciativa de ONGs vai desde arrecadação de brinquedos até distribuição de livros em comunidades.

Juliete Santana

Projetos sociais especiais estão sendo realizados em todo o Brasil, por diversas entidades, para tornar o Dia das Crianças diferente. O foco das campanhas é principalmente para ajudar o público que vive em condições precárias.

O Dia das Crianças é comemorado nacionalmente no dia 12 de outubro, essa data foi escolhida por um lançamento da marca estrela, a “Bebê robusto”, com esse lançamento as vendas alavancaram; e por fim foi aderido à comemoração para todo o país. Este ano algumas crianças do Brasil serão alcançadas por ações que tiveram abordagens diferentes, porém com um mesmo intuito.

A ONG Conectando Sorrisos surgiu para mudar a população Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro com ações sociais voltadas a comunidades carentes. Esses projetos vão desde visitas a asilos, creches, escolas, comunidades rurais e municípios de Barra Mansa, levando doações, lanches, música, jogos, dinâmicas, cuidados da saúde e livros.

Neste ano, a ideia foi arrecadar livros para as crianças carentes. “O objetivo dessa iniciativa, é despertar nas crianças o gosto pelos livros, na próxima terça-feira (12) faremos a entrega das arrecadações”, conta um dos organizadores da ONG.

A assistente social, Mayara Araújo, de Guanambi-BA, comentou sobre a importância de propostas voltadas à sociedade nessa data especial. “Projetos sociais são muito importantes, porque trazem reflexão sobre o grupo. A doação de brinquedos e livros não é algo simples, esse ato de leitura e brincar aproxima e reforça vínculos, fortalecendo as crianças que fazem parte dele”.

Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE, o Brasil possui entre 236 e 781 mil ONG’s. Cada instituição dessa tem o foco de colaborar independentemente da idade. “Dentro de uma sociedade capitalista, que valoriza o consumo, o ter e que desvaloriza as relações de afeto e convivência. Atos como leitura e brincar, aproxima as pessoas, trazendo conhecimento e desenvolvimento para a vida adulta”, conclui Mayara.  

Stella Cruz, bibliotecária, explica porque é tão importante essa disposição em realizar o compartilhamento de literatura. “A importância do ato de ler para crianças, além do aspecto pedagógico e no desenvolvimento cognitivo, permite que elas conheçam outras perspectivas do mundo em que vivem. Por exemplo; histórias, animais falantes vivendo certa situação e lendas de outras culturas, seja africana, judaica, russa e etc”.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a leitura faz parte do desenvolvimento cognitivo humano. Quando estimulada, auxilia na formação socioemocional e sociocultural, principalmente na infância.

Como participar?

Quem quiser contribuir com doações de livros deve procurar os seguintes pontos de coleta: ABO (Associação Brasileira de Odontologia), em Barra Mansa, com responsável Fernanda Cândida. Já em Volta Redonda, com o Leandro Lemos, ou pelo site e Instagram do projeto. 

Sair da versão mobile