Os desafios do paratleta

In Entrevista, Esportes

Melissa Maciel

Um dilema persistente na sociedade contemporânea é a questão das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiências físicas no meio esportivo. Por muito tempo a visibilidade dada aos atletas paralímpicos foi precária. Apesar de existirem impasses com relação ao reconhecimento e destaque desses atletas, a modalidade paralímpica tem conquistado espaços. Mas. a pandemia do novo coronavírus trouxe novas dificuldades aos atletas quanto a manutenção do condicionamento físico, principalmente por conta do isolamento social. 

Para esclarecer esses aspectos, a ABJ Notícias entrevistou o atleta paralímpico de natação, Phelipe Rodrigues. Phelipe tem 30 anos, é especialista na prova dos 50 metros nado livre e foi medalhista nas olimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. O nadador nasceu com má formação congênita no pé direito e teve sequelas no pós-cirúrgico. Por conta disso, o pé e a panturrilha direita são consideravelmente menores que os da esquerda.

 

Melissa Maciel: Quando você descobriu a paixão pelo esporte?

Phelipe Rodrigues: Primeiramente eu tinha adentrado ao esporte, na natação principalmente, como um método fisioterapêutico, porque eu acabei não me adequando muito bem ao método convencional de fisioterapia. Assim, usei a natação como método alternativo e com 10 anos de idade acabei criando um gosto maior. Então, quando eu tinha 12 anos meus pais se mudaram de Olinda, em Pernambuco, para João Pessoa, na Paraíba, e foi lá que criei o gosto mesmo, não só pelo esporte, mas também pela natação competitiva.

MM: Você sentiu apoio das pessoas que o acompanhavam, diante da escolha de se tornar um paratleta profissional? 

PR: Minha família, principalmente, sempre me apoiou independente de qual posição eu ficava. Nas competições estaduais, regionais, eles sempre me apoiaram e incentivaram. Quando eu tinha 17 anos de idade, recebi uma proposta para participar das paraolimpíadas de Pequim e ali meu pai me perguntou se era aquilo mesmo que eu queria e eu disse que sim, que eu não tinha nada a perder, só tinha a ganhar e então ele simplesmente disse: “Então segue em frente”. Mas as pessoas que me acompanhavam sempre me incentivaram a fazer esporte e quando viram que eu gostava muito da natação, acabaram me incentivando ainda mais e isso foi essencial para o atleta e a pessoa que eu sou hoje.

MM: Como lidava com aqueles que demonstravam falta de fé? 

PR: Particularmente eu nunca dei muita bola para aqueles que sempre duvidaram de mim e da minha capacidade. Eu segui a minha fé e a fé da minha família em mim. Eles sempre mostravam que era possível. Tinha alguns parentes que tentavam me desmotivar, mas eu sempre respondia firme e forte que era uma coisa que eu amava e não iria parar tão cedo. 

MM: Como se deu a questão do incentivo ao longo da sua evolução como paratleta no que tange ao aspecto financeiro, ou seja, patrocínios e auxílios governamentais?

PR: Desde que eu me tornei um atleta paralímpico, eu faço parte do programa Bolsa Atleta, um programa financeiro do governo. A cada ano eu venho subindo de categoria, até chegar na categoria máxima que é o atleta pódio. Eu não tenho o que reclamar sobre os auxílios governamentais. Já morei fora do país e posso falar que o programa do Governo Federal do Brasil é muito completo. Ele abrange muito mais atletas do que outros países afora. Hoje eu também tenho patrocínio de empresas privadas e isso faz com que nós vejamos que o esporte paralímpico está sendo reconhecido de uma outra maneira, não só como “coitadinho”, mas um esporte de alto rendimento em si.

MM: Você percebe que ainda há muita falta de visibilidade para atletas paralímpicos? 

PR: Desde quando eu entrei no movimento paralímpico, em 2008, vi que o paradesporto cresceu demais. Hoje a gente tem uma diferença sim, de visibilidade com relação aos atletas olímpicos, mas esse espaço foi diminuindo bastante. Ainda assim, a gente vê que a visibilidade que temos para as pessoas é a imagem de “coitadinho”, que não é o caso. Então, hoje a gente trabalha com vários veículos de mídia e de jornalismo para tentar desmistificar isso. Porém, de 2008 para cá, essa modalidade olímpica cresceu imensamente, o Rio 2016 foi o ápice do movimento no nosso país. Vejo que cada dia mais o paradesporto vem ganhando o seu espaço.  

MM: Na sua opinião, qual seria a melhor forma de mudar esse cenário?

PR: Na minha opinião, a melhor forma de desmistificar essa questão da visibilidade do paratleta, é realmente quebrar esse tabu de que um atleta com deficiência é um atleta “coitadinho”. Um atleta com deficiência tem apenas uma limitação e, assim, ele vai ter que se superar para quebrar aquele limite.   

MM: Como foi a adaptação à rotina de atleta paralímpico? 

PR: Eu acredito que a rotina de um atleta paralímpico é até mais puxada do que o treinamento até chegar nessa condição. No meu caso, como eu medalhei em todas as paraolimpíadas de que participei, fica bem claro que é a meta e o foco que fazem a diferença. Não é fácil, a rotina é bem meticulosa. Você tem que ser bem cauteloso com o que quer e como quer fazer. É preciso refinar mais as suas prioridades e objetivos. 

MM: Quais foram suas maiores dificuldades com relação à prática de exercícios neste período de isolamento e lockdown?

PR: A maior dificuldade nesse lockdown foi conseguir treinar em uma piscina. Eu sei que é difícil também para os atletas que fazem trabalhos terrestres, mas o nadador em si perde muito o tato já que necessita do meio líquido e esse não é o seu habitat natural. Então, ter acesso à piscina e à uma condição legal para treinar foi a coisa mais desafiadora. Mesmo treinando em casa para não ganhar muito peso, nós ficamos com medo de ver como iríamos voltar.  

You may also read!

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu