Otan reafirma posicionamento a favor da Ucrânia

O comunicado da entidade ocorreu durante coletiva de imprensa.

Lucas Pazzaglini

Em coletiva de imprensa a Otan, aliança militar do Ocidente, através do seu secretário-geral, Jens Stoltenberg, reafirmou sua posição a favor da Ucrânia, nesta quinta-feira (24). 

Durante o comunicado foi ressaltado o artigo 5° do tratado da organização, que afirma que um ataque armado a qualquer membro da aliança é um ataque a todos e pode ter como resposta o mesmo posicionamento. 

O secretário ainda afirmou que a Rússia sofrerá consequências políticas e econômicas devido a sua atitude. “Os líderes da Rússia devem assumir total responsabilidade pelas consequências de suas ações. A Rússia pagará um preço econômico e político muito alto”, ressaltou.

A Otan não irá colocar tropas na Ucrânia porque o país não faz parte da aliança, mas reforçará países do leste pertencentes a organização, como: Albânia, Croácia, República Tcheca e Eslovênia.   

Devido a atitude “injustificável”, termo citado na coletiva, a organização está disponibilizando mais de 100 aviões de guerra em alerta máximo, além de “forças terrestres defensivas adicionais para a parte oriental da aliança, bem como recursos marítimos adicionais”, destacou Stoltenberg.

Uma cúpula virtual com os 30 países aliados à Otan será realizada nesta sexta-feira. Os líderes da Finlândia, Suécia e Instituições da União Europeia se juntaram à reunião emergencial.

Sair da versão mobile