Outubro Rosa: a grande luta contra o câncer de mama

In Geral, Saúde
Outubro Rosa é momento de prevenção

Os cuidados de prevenção devem ser tomados com frequência, evitando o crescimento da doença.

Pedro Matias

O Outubro Rosa é comemorado desde os anos 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Essa data importante é celebrada uma vez por ano e neste mês, a cor rosa passa a ganhar evidência, com o objetivo de alertar e combater o câncer de mama.

Essa doença tem sido um problema de saúde para as pessoas no Brasil e em todo mundo. O câncer tem o curso de levar a proliferação de várias células na glândula mamária, algumas vezes, vem acompanhado do processo de metástase. O neoplasma maligno, está ligado a uma pequena falha numa célula, que vai criando outras de forma incontida. À medida que o tumor vai crescendo, ele vai tomando proporção e assim começa a atingir outros órgãos.

Câncer de mama é mais comum em mulheres 

Todos os anos, milhares de mulheres são acometidas de câncer de mama, é uma doença de fácil tratamento desde que se tenha um diagnóstico antecipado. Uma pesquisa da PEBMED, indica que a mamografia pode diminuir 20% da mortalidade por conta da doença. 

Márcia Nunes, doméstica de Sorocaba, passou por uma experiência marcante. “O câncer me pegou de surpresa. Comecei a sentir dores, pensei que fosse algo normal, mas não sabia sobre o que se tratava. Eu trabalhava como diarista, porém, o incômodo só aumentava. Eu achei que era por conta do meu trabalho, por fazer esforço, mas com o passar dos dias, meu seio foi inchando, e tive que ir ao médico”, relata.  

“Eu fiz a primeira biópsia e não constou nada, mas as dores foram ficando insuportáveis no decorrer dos dias. A médica tinha dito que era apenas uma mastite, mas o inchaço aumentou e a dor também. Quando voltei ao médico constou realmente que eu estava com o câncer, foi aí que eu descobri que a doença já tinha tomado uma proporção maior”,  conta Márcia. 

Apesar do momento complicado, Márcia conseguiu superar as adversidades. “Eu agradeço muito a minha família e amigos que me apoiaram nesse momento tão difícil da minha vida”, ressalta, mesmo estando na luta contra a doença. 

A doença de mama pode se apresentar de maneiras diferentes. Por isso, o mais adequado é conhecer todos os tipos fundamentais de ajuda para identificar os  sinais de forma rápida e buscar apoio médico. Existem campanhas contra a doença, que ajudam mulheres a se prevenir contra o câncer. Artur Nogueira, por exemplo, antecipou os atos do Outubro Rosa e está realizando mamografias de forma gratuita nesse mês de conscientização.

You may also read!

Dependentes de Nicotina recebem ajuda do SUS

SUS proporciona campanha de tratamento para dependentes de nicotina

Promovido pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer, o projeto visa auxiliar a comunidade dependente por meio

Read More...
Rodada do paulista de Flag Football foi no UNASP

UNASP recebe rodada do Campeonato Paulista de Flag

As partidas de Flag contaram com 16 times no total, nas categorias  masculinas e femininas, movimentando torcedores das equipes

Read More...
auxílio gás será pago em agosto

Auxílio Gás pode ser sacado entre os dias 9 e 22 de agosto

Nas parcelas do segundo semestre de 2022, o benefício será de 100% do valor do botijão médio de gás

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu