Outubro Rosa: a grande luta contra o câncer de mama

In Geral, Saúde
Outubro Rosa é momento de prevenção

Os cuidados de prevenção devem ser tomados com frequência, evitando o crescimento da doença.

Pedro Matias

O Outubro Rosa é comemorado desde os anos 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Essa data importante é celebrada uma vez por ano e neste mês, a cor rosa passa a ganhar evidência, com o objetivo de alertar e combater o câncer de mama.

Essa doença tem sido um problema de saúde para as pessoas no Brasil e em todo mundo. O câncer tem o curso de levar a proliferação de várias células na glândula mamária, algumas vezes, vem acompanhado do processo de metástase. O neoplasma maligno, está ligado a uma pequena falha numa célula, que vai criando outras de forma incontida. À medida que o tumor vai crescendo, ele vai tomando proporção e assim começa a atingir outros órgãos.

Câncer de mama é mais comum em mulheres 

Todos os anos, milhares de mulheres são acometidas de câncer de mama, é uma doença de fácil tratamento desde que se tenha um diagnóstico antecipado. Uma pesquisa da PEBMED, indica que a mamografia pode diminuir 20% da mortalidade por conta da doença. 

Márcia Nunes, doméstica de Sorocaba, passou por uma experiência marcante. “O câncer me pegou de surpresa. Comecei a sentir dores, pensei que fosse algo normal, mas não sabia sobre o que se tratava. Eu trabalhava como diarista, porém, o incômodo só aumentava. Eu achei que era por conta do meu trabalho, por fazer esforço, mas com o passar dos dias, meu seio foi inchando, e tive que ir ao médico”, relata.  

“Eu fiz a primeira biópsia e não constou nada, mas as dores foram ficando insuportáveis no decorrer dos dias. A médica tinha dito que era apenas uma mastite, mas o inchaço aumentou e a dor também. Quando voltei ao médico constou realmente que eu estava com o câncer, foi aí que eu descobri que a doença já tinha tomado uma proporção maior”,  conta Márcia. 

Apesar do momento complicado, Márcia conseguiu superar as adversidades. “Eu agradeço muito a minha família e amigos que me apoiaram nesse momento tão difícil da minha vida”, ressalta, mesmo estando na luta contra a doença. 

A doença de mama pode se apresentar de maneiras diferentes. Por isso, o mais adequado é conhecer todos os tipos fundamentais de ajuda para identificar os  sinais de forma rápida e buscar apoio médico. Existem campanhas contra a doença, que ajudam mulheres a se prevenir contra o câncer. Artur Nogueira, por exemplo, antecipou os atos do Outubro Rosa e está realizando mamografias de forma gratuita nesse mês de conscientização.

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu