A prática de exercícios físicos em casa ajuda na fuga contra o sedentarismo e a obesidade

In Esportes

Esse hábito se tornou a opção mais viável para quem permanece em isolamento

Rebeca Pedromilo 

Segundo  a OMS, mais de 1,4 bilhões de pessoas não praticam exercícios físicos como deveriam. De acordo com uma pesquisa feita pela Polar, uma plataforma online de exercícios físicos,  atividades como corrida na esteira caíram quase 70% desde o início da pandemia, por conta do distanciamento social. 

Dadas as circunstâncias, o educador físico Lizeandro Strassa aponta que as mídias online, como vídeos e tutoriais são formas de estimular, manter ou adquirir uma rotina de atividade física. Ele afirma que sendo iniciante ou não, é interessante assistir a esses conteúdos, pois a probabilidade de se machucar fazendo o exercício de maneira incorreta, é menor. Já que a grande preocupação do profissional é com a postura do indivíduo, para que não ocorra nenhum problema. 

Strassa sugere que para aqueles que estão acima do peso e buscam entrar em forma, uma excelente opção são os exercícios aeróbicos, praticados de forma ininterrupta. Já para aqueles que querem ganhar massa ou mantê-la, é necessário fazer adaptações com elementos, fazendo de halter, uma mochila escolar com livros ou um saco de feijões, por exemplo. Além disso, o profissional acrescenta que, aqueles que possuem dificuldades ou limitações na hora de praticar essas atividades, podem investir em alongamento ou se possível, em abdominais, para evitar o sedentarismo. 

Para um bom funcionamento do corpo e da mente em um momento delicado como o de quarentena, a nutricionista Cristiane do Amaral observa que os exercícios devem estar associados a uma boa alimentação. Esses hábitos em conjunto aceleram o metabolismo, ajudam na perda de peso, e atuam para diminuição do colesterol. 

Cristiane sugere que alguns shakes podem auxiliar na perda de peso e num melhor rendimento físico. “Em um copo com 200 ml de água, coloque uma colher de sopa de chia para hidratar, depois de 30 minutos acrescente suco de meio limão e tome de 40 minutos a 2 horas antes da atividade.” Outra opção que a profissional recomenda é o shake de abacaxi com mamão “bata abacaxi, mamão e uma colher de chia no liquidificador e consuma logo sem coar, logo antes da atividade física”. A nutricionista assegura que essas bebidas ajudam a eliminar líquidos retidos, soltar o intestino e trazer saciedade, além  de aumenta a imunidade, algo que hoje é de necessidade geral.

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