Profissionais da saúde pedem cuidados na prática de exercício físico em casa

In Crítica, Opinião

O ideal é que o iniciante tenha supervisão profissional para evitar lesões

Lia Costa

Corridas e caminhadas no parque, uma pedalada pelas ruas, aquela academia na outra esquina… Existem várias modalidades e práticas diversas para manter o corpo ativo, vivo e saudável. Principalmente em épocas de verão e férias, a prática de exercício físico é muito requisitada e as academias são procuradas.  Mas por outro lado existem pessoas que preferem não sair de casa para suar a camisa. Será que fazer exercícios em casa ou sem acompanhamento pode ser seguro e gerar bons resultados?

A estudante de estética Fernanda Poli tem 20 anos, e embora já tenha tido acompanhamento de personal trainer, optou por fazer seu treino em casa sozinha. “A vantagem de fazer em casa é se sentir livre. Uma liberdade que na academia você não tem, posso fazer na hora que eu quiser”. Fernanda afirma que com sua rotina em casa, perdeu 5 quilos em um mês. Já Vinícius Neves, 19, fez o contrário de Fernanda. Ele começou em casa com ajuda da internet e depois partiu para a academia. Vinícius alega que nesse ambiente tem acesso a mais aparelhos que o ajudam em seus objetivos, e que o único desconforto é mesmo o deslocamento.

Os profissionais da área de saúde aconselham para quem está começando que o exercício seja feito com supervisão. As pesquisas e opiniões dos especialistas sobre o alongamento antes da atividade física têm muitas controvérsias, mas a fisioterapeuta e professora de pilates, Angela Borguezane declara que é “essencial antes de qualquer prática esportiva realizar um aquecimento”. Segundo ela, dessa forma o corpo já entende o que está por vir.  A fisioterapeuta Priscila Guerios afirma que “é importante conhecer os limites do próprio corpo”. No caso de dores durante a execução de algum movimento ou cãibras, o exercício deve ser suspenso. A especialista em postura, Natacha Royer, alerta que “o exercício físico é muito bom, porém sem acompanhamento algum, ele pode se tornar um vilão para o nosso corpo”.

É comum ver homens bombados se empanturrando de fatias e mais fatias de pão para transformar toda essa massa em músculos. Por outro lado, com outros objetivos, é ainda mais comum ver mulheres cortando diversas coisas do cardápio. A nutricionista Michele Fernandes faz um lembrete: quem vai começar a praticar exercício físico ira aumentar o gasto energético e é necessário aumentar a ingestão calórica e a quantidade de refeições ao dia de maneira fracionada. Uma dica é aumentar a ingestão de carboidratos, visto que eles são uma das fontes de energia.  Em geral é aconselhável beber dois litros de água por dia, mas “quanto maior a intensidade e o nível de transpiração, maior será a necessidade da reposição de líquidos”. O importante é focar na saúde antes da estética.

 link: https://s-media-ak0.pinimg.com/564x/a0/10/17/a010177bb9350e590cf5ba39321c3d13.jpg

You may also read!

Onda de Calor atinge a Europa

Onda de calor atinge Europa e causa mortes

As temperaturas anormais da onda de calor provocaram incêndios, óbitos e enfermidades. Bruna Moledo Uma onda de calor inédita

Read More...
Dia dos Pais é comemorado neste fim de semana

Dia dos Pais: 8 ideias para você comemorar com o seu paizão

Saiba como celebrar com seu pai nesse dia especial Lucas Pazzaglini O Dia dos Pais está chegando e talvez

Read More...
Dependentes de Nicotina recebem ajuda do SUS

SUS proporciona campanha de tratamento para dependentes de nicotina

Promovido pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer, o projeto visa auxiliar a comunidade dependente por meio

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu