Quatro opiniões sobre o Mecanismo

In Cultura

A nova série da Netflix mexeu com o cenário político brasileiro e levantou opiniões a respeito do assunto

Emanuely Miranda

A Operação Lava-Jato, iniciada em março de 2014 pela Polícia Federal, busca investigar um sistema de lavagem de dinheiro que envolveu nomes do cenário político e empreiteiro. As fases operacionais desencadearam opiniões a respeito dos procedimentos adotados e, recentemente, deram origem a um produto audiovisual. Na última sexta (23), o serviço de streaming Netflix lançou uma série cujo enredo se concentra na operação e seus mecanismos. No entanto, a repercussão do lançamento divide as críticas, assim como ocorre em relação aos fatos reais que o embasam.

  1. “A série é excepcional”

Thiago Basílio, jornalista, admite que nunca viu nada parecido em termos de produção brasileira, exceto no caso da série Justiça. “A fotografia é excelente, a atuação é fantástica, o texto é incrível e o roteiro é muito bem trabalhado”, elogia. Ele acredita que algumas polêmicas poderiam ter sido evitadas, mas ainda assim, em sua opinião, autor e diretor têm liberdade artística para trabalhar. “Ser baseado em fatos reais que dizer que existe uma base, mas não necessariamente significa o todo”, pondera. Portanto, convida a todos para que assistam de mente aberta e sem amarras políticas.

2. “Estou esperando ansiosamente pela segunda temporada”

Emily dos Santos, universitária, se considera leiga em assuntos políticos. Para ela, a série foi didática a ponto de explicar de forma clara tudo que aconteceu. “Achei que os nomes tinham que ser expostos”, opina. Os produtores da série optaram por usar nomes fictícios em lugar dos reais. Os personagens remetem às pessoas de fato envolvidas na Operação. Em um dos papéis principais, está Selton Melo. “A voz dele é um espetáculo à parte”, brinca.

3. “Essa série gera reflexão’

Rui do Amaral, universitário, relembra House of Cards, série americana que gira em torno da Casa Branca. Em sua opinião, O Mecanismo tem teor político da mesma forma, mas gera maiores polêmicas por se tratar de uma realidade brasileira. “Essa repercussão será positiva para a Netflix porque, de um jeito ou de outro, todos estão falando da série”, acredita. A respeito da produção, Rui só faz elogios. “Tirando a parte ideológica, a série é muito boa do ponto de vista técnico”, opina.

4. “A ideia de fazer uma série sobre o cenário político brasileiro foi genial.

Juliano Santos, estudante, reforça a ideia de que a série é ficcional e, além disso refletirá a visão de uma das partes envolvidas visto que a produção foi inspirada no livro Lava Jato: O Juiz Sérgio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil. “A gente costuma ver como as coisas acontecem por fora, mas O Mecanismo nos traz a ideia de como funciona nos bastidores”, afirma. Ele ainda não terminou a temporada, mas gosta de ressaltar que, apesar de ser baseada em fatos reais, a ficção não é um veículo noticioso.

Link da Imagem:

https://goo.gl/JhmCUU

You may also read!

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Programas de exercícios melhoram a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama metastático

A atividade física é benéfica para pacientes com câncer de mama avançado, melhorando a qualidade de vida, reduzindo a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu