Que a força esteja com você!

Fãs de Star Wars celebram a saga no dia 4 de maio.

Lucas Pazzaglini

O dia 4 de maio celebra uma das maiores franquias de ficção científica já criadas, Star Wars. O primeiro filme foi lançado em 25 de maio de 1977 e desde então a saga tem acumulado fãs e produzido novos conteúdos voltados para o universo extraordinário que eles construíram. 

Uma das frases mais famosas da saga é “Que a força esteja com você”, dita pela primeira vez pelo personagem Obi Wan Kenobi à Luke Skywalker no episódio IV – Uma Nova Esperança. A partir dessa frase  se deu origem a comemoração no dia 4 de maio, porque em inglês, língua original dos filmes, a frase característica é “May the force” e os fãs fazendo um trocadilho com “May the 4th” acabaram consolidando a data por se tratar do mesmo dia e mês.

A Blades Saber Club Brasil, uma das maiores comunidades de fãs do Brasil, encara o dia como “uma forma de manter a chama acesa”, mesmo quando não existem lançamentos de filmes. “Star Wars tem uma importância grande na cultura pop mundial, nada mais justo que uma data específica para comemorar”, afirma o clube.

Comemoração

A celebração do dia é bem pessoal de cada fã, como explica Bruna Moledo, uma grande admiradora da saga. “A comemoração depende do que você quiser fazer. Tem quem se fantasie e algumas lojas até começam a vender produtos relacionados ao dia.  Eu, por exemplo, sempre tenho vontade de maratonar Star Wars, postar fotos no meu perfil com algum texto relacionado a isso”, conta.

Existem alguns eventos grandes que são levantados pelos próprios fãs para comemoração da data. O Blades Saber Club, por exemplo, sempre se organiza para promover algumas atividades, exposições, bate-papos e outros programas relacionados aos filmes. 

A Disney, atual dona da saga, e a Lucasfilm, produtora da franquia, também adotaram a data e a batizaram como “Star Wars Day”, ou “Dia de Star Wars”, promovendo  nos próprios parques da Disney eventos especiais celebrando a data.

A saga

A saga Star Wars hoje em dia vai muito além de filmes. Existem mais de 60 livros publicados, sete séries em live action, dois spin-offs, diversas séries animadas e, claro, nove filmes principais, contando a história da família SkyWalker. 

Para Bruna , o que torna os filmes famosos até hoje é o fato deles serem atemporais. “Muitos filmes estão sendo lançados hoje em dia e eu não vejo tanta qualidade, mas Star Wars tem uma qualidade imensa, aborda diversos tema diferentes como família e confiança, além de ser muito divertido de assistir. É simplesmente muito bom”, explica a fã.  

Dia do Orgulho Nerd

Outra data dedicada a saga é no dia 25 de maio, sendo o dia de lançamento do primeiro filme. Mas, ela divide as atenções com outro personagem icônico para a cultura nerd, o livro “O guia do mochileiro das galáxias”. 

Após o falecimento do autor, Douglas Adams, em 2001, seus fãs desejaram homenageá-lo de uma forma um tanto inusitada. Eles saíram de suas casas carregando uma toalha, objeto usado em diversas situações durante a trilogia de cinco livros, e batizaram a data como “Dia da Toalha” ou “Dia do Orgulho Nerd”.

O Conselho Jedi de Santa Catarina ainda ressalta outras datas importantes celebradas no mês de maio com relação ao lançamento de vários filmes da saga. “O Dia Internacional de Star Wars pode ser considerado a “ponta do iceberg” em relação à importância do mês de maio para os fãs. Nesse mês, também é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, no dia 25, e ainda celebramos os lançamentos dos filmes: “Ataque dos Clones (16/05)”, “A Ameaça Fantasma” e “A Vingança dos Sith” (19/05), “O Império Contra-Ataca” (21/05), “Han Solo – Uma História Star Wars” (24/05) e “O Retorno de Jedi” (25/05)”, o Conselho explica.

Sair da versão mobile