Saúde bucal: como ter uma comunidade microbiana “do bem”

Sara Rabite

Milhões de fungos e bactérias podem estar presentes em lugares que se menos imagina. A boca é uma das partes do corpo que abriga uma enorme comunidade microbiana e os hábitos podem contribuir para que essa comunidade microbiana aumente ou diminua. Em entrevista à ABJ Notícias, Lindsey Borreli, cirurgião dentista e periodontista, esclarece algumas dúvidas comuns relacionadas à saúde bucal e práticas a aderir e a evitar.

ABJ Notícias: Quais os cuidados básicos que uma pessoa deve ter para a saúde bucal?

Lindsey Borreli: Cuidados básicos como escovação após as refeições ou sempre que mastigar algum alimento, uso de fio dental pelo menos uma vez por dia – de preferência na última escovação do dia, uso de enxaguante bucal e visitar o dentista a cada seis meses.

ABJ: Quais práticas devem ser evitadas?

Borreli: Evitar roer unhas, morder tampas de canetas, usar palito de dente, comer sem lavar as mãos etc.

ABJ: Produtos novos, protegidos por embalagem, como escovas de dente e chupetas, são livres de fungos e bactérias? Quais cuidados deve-se ter com esses produtos antes de utilizá-los?

Borreli: Os produtos novos que vêm com embalagem fechada não estão livres de microorganismos, porque eles não são vendidos esterilizados. Quando um produto vem esterilizado, quer dizer que ele está livre de microorganismos e vem identificado na embalagem que é esterilizado. Deve-se lavar com água antes de utilizá-los e, nas escovas, pode-se colocar um pouco de enxaguante bucal na parte das cerdas. No caso das chupetas, lavar com água filtrada ou fervida.

ABJ: Por que algumas pessoas têm cárie constantemente, enquanto outras nunca tiveram?

Borreli: Algumas pessoas têm mais cáries do que outras por algumas razões: higiene inadequada; fluxo salivar (quanto menor o fluxo salivar há mais probabilidade de aparecer caries); algumas pessoas tem o esmalte do dente mais mineralizado que outras pessoas e esse fator de mineralização do esmalte influi no aparecimento ou não de cáries.

ABJ: Microorganismos advindos dos produtos de higiene e da própria boca podem causar infecções ou outros problemas de saúde? Se sim, por quê e quais os problemas?

Borreli: Produtos de higiene que estão mal conservados, tampa com o lacre rompido e embalagem suja podem ser veículos de transmissão de microorganismos. A própria boca também pode ser um veículo de transmissão de microorganismos quando o indivíduo não dá a devida atenção a ela. Os problemas variam desde problemas leves de saúde até problemas graves como a Endocardite bacteriana causada por problemas periodontais (periodonto é a estrutura que dá suporte ao dente e é formado por: gengiva, osso e ligamentos periodontais).

ABJ: De quanto em quanto tempo é recomendável trocar a escova de dente?

Borreli: A recomendação para se trocar a escova é a cada três meses. Mesmo que as cerdas não estejam abertas, o ideal é trocar porque sem percebermos começa a se formar uma fina camada de resto de alimentos e de detritos no fundo da escova e essa camada contém microorganismos. Esses microorganismos vão para a boca, depois voltam para escova e assim vão se proliferando.

ABJ: Existe inúmeras marcas e tipos de cremes dentais, há grande diferença entre eles? Os cremes dentais que auxiliam o branqueamento são recomendáveis? Eles realmente clareiam os dentes?

Borreli: Há bastante diferença entre as pastas ou cremes dentais, por exemplo: pastas para dentes sensíveis, controle de placa, limpeza profunda, hálito refrescante, branqueadores, gengivite, anti-tártaro, para crianças etc. Os cremes dentais para clareamento dental não têm o efeito de um clareamento feito no consultório. O poder clareador dessas pastas é para manchas bem superficiais do esmalte. A pasta pode ajudar no processo de clareamento desde que os agentes causadores das manchas sejam removidos (placa bacteriana, chá preto, beterraba, cigarro, café, vinho).

*Foto: Arquivo pessoal

Sair da versão mobile