Sedentarismo infantil causa problemas além da saúde física

In Geral, Saúde

Problemas psicológicos são algumas das possíveis complicações.

Fernanda Zwirtes

O sedentarismo é uma condição que pode ocasionar diversas doenças, como obesidade, ansiedade, infarto e até mesmo levar à morte. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, isso acontece também entre os jovens e adolescentes. O número de habitantes que apresentam sedentarismo aumentou 84% em jovens de 11 a 17 anos entre os anos de 2001 e 2016.

Segundo a OMS, é considerada sedentária uma criança na faixa etária entre seis e 17 anos que pratique menos de 300 minutos de atividade física semanalmente  Este número equivale a uma hora por dia de exercícios com uma periodicidade de cinco dias por semana. As primeiras etapas do tratamento são mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios.

De acordo com o site Conexa Saúde, uma pessoa sedentária tem um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares,  como infarto, AVC, pressão alta e diabetes do tipo 2. Esta situação pode acontecer por conta da resistência à insulina, principalmente quando há uma alimentação rica em açúcar.

A médica pediatra Beatriz Amatto explica que o sedentarismo diminui o gasto energético, o que contribui para o aumento do colesterol, entre outros problemas. “Um mau hábito instituído ainda na infância tem uma chance menor de ser corrigido na vida adulta, pois já fará parte do dia a dia daquele indivíduo”, explica. 

Por que as crianças hoje em dia possuem esse problema?

A médica explica que o sedentarismo é “uma causa multifatorial”. “Comparativamente com as gerações anteriores (época na qual as crianças tinham o costume de brincar ao ar livre), hoje temos avanços tecnológicos a nosso favor, assim como a facilidade e comodidade dos brinquedos eletrônicos , que acabaram substituindo o brincar em movimento”, completa a pediatra.

A médica Beatriz sugere algumas dicas de como prevenir o sedentarismo infantil: 

1) Estabeleça limites em relação à exposição à tela (defina o período o qual a criança poderá utilizar tablets, celulares, computador, etc;
2) Incentive a prática de um esporte (converse com a criança e veja o que mais a agrada – ex natação, futebol, dança);
3) Proponha atividades ao ar livre (tenha o hábito de frequentar parques, andar de bicicleta em local seguro); 
4) Seja o exemplo: as crianças são espelhos dos pais (Tenha hábitos saudáveis que a criança também irá ter);
5) Dialogue, converse. Explique a importância de ser uma criança ativa.

Atuação do sedentarismo no cérebro da criança

De acordo Ellen Britto, que é psicóloga, o sedentarismo está relacionado com a ansiedade, pelo fato de as crianças serem mais sensíveis e não conseguirem regular suas emoções. “A comida acaba sendo rapidamente uma ‘ótima’ ajuda pelo fato dos alimentos hipercalóricos possuírem um processo no cérebro de recompensa muito rápido, que irá dar a sensação de felicidade e que aliviará qualquer desconforto que venha por conta da ansiedade, tristeza ou angústia.”, declara Ellen. 

A alimentação saudável contra o sedentarismo

É necessário substituir o consumo de alimentos ultraprocessados por alimentos mais saudáveis, como frutas, legumes, tubérculos, verduras, castanhas e cereais integrais, é isso o que a nutricionista Larissa Mendes explica. Ela discorre sobre como os  alimentos ultraprocessados possuem elevadas quantidades de açúcar, sal, gordura e aditivos químicos que podem causar danos à saúde. 

O consumo de alimentos ultraprocessados está associado com o ganho excessivo de peso na infância. Sendo assim, os responsáveis pela alimentação da criança podem evitar comprar, principalmente, biscoitos recheados ou tipo salgadinhos, sorvetes, chocolates, refrigerantes e sucos industrializados para armazenar em casa.

A nutricionista sugere a inclusão das crianças no preparo de receitas culinárias saudáveis, para que estas conheçam e se interessem por novos alimentos. “O consumo de frutas, verduras e legumes deve ser estimulado diariamente, aumentando a ingestão de água. Também deve-se evitar o consumo de frituras e açúcar, essas dicas podem ajudar a ter um estilo de vida mais saudável”, ressalta.

Larissa também afirma que o sedentarismo contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas na idade adulta, como diabetes e hipertensão, pois dentre os danos que causam ao organismo está o depósito de gordura nos vasos sanguíneos que podem levar a desfechos graves, como infarto agudo do miocárdio em idade jovem ainda. “Essas doenças podem ser evitadas com uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios regularmente”, finaliza a nutricionista.

You may also read!

Hábito de roer as unhas atinge até 30% da população global

Roer as unhas pode parecer uma reação normal ao estresse e ansiedade, mas pode apresentar nocividade à saúde. Eduardo

Read More...

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu