Semana Nacional do Trânsito termina amanhã

In Geral

O objetivo é conscientizar os motoristas e promover ações educativas

Gabriel Buss

Começou na última segunda-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito.  A programação está repleta de eventos e ações que promovem a educação e a conscientização. No Estado de São Paulo, em um ano, houve queda de 1,8% no número de mortes no trânsito, de 3377 para 3316, segundo dados fornecidos pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga). Entretanto, se feitos os cálculos, o número é alarmante, com uma morte a cada 90 minutos.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Endec) abriu a programação no último domingo (17) com o “Passeio ciclístico e caminhada pela paz no trânsito”, no Parque Ecológico Dom Bosco, Conjunto Habitacional Vida Nova. Na quarta-feira (20), foi realizado o Projeto “Educação no trânsito é cidadania”, que visa orientar sobre a segurança viária para crianças. Na quarta-feira também, simultaneamente, ocorreu um evento dedicado aos caminhoneiros. A campanha tinha o tema “Parada Legal da Rota das Bandeiras” e se estendeu até quinta-feira. Além desses eventos e campanhas, outras acontecerão durante os próximos dias. A Semana Nacional de Trânsito se estende até o dia 25, marcado por ser conhecido como Dia Nacional do Trânsito.

Silvia Lisboa, coordenadora do Infosiga, afirmou por meio da assessoria que a maioria dos acidentes são causados por negligência. “Segundo os dados coletados em São Paulo, 94% dos acidentes fatais são causados por negligência de condutores ou pedestres”, aponta. Para a coordenadora, essa realidade só mudará a partir de uma mudança de comportamento, tanto dos motoristas como dos pedestres, que também fazem parte da grande estatística de acidentes. Em entrevista ao Infosiga, o presidente do Detran-SP, Maxwell Vieira, disse que a Semana Nacional serve de grande proveito para ressaltar tudo que é importante no trânsito. “A Semana Nacional do Trânsito é mais uma oportunidade de reforçarmos a mensagem de que cada um é responsável pela segurança, adotando práticas seguras e protegendo os elementos mais frágeis, como pedestres e ciclistas”, declarou.

Em São Paulo, a Semana Municipal do Trânsito foi criada pela Lei Municipal nº 11.387, de 16 de outubro de 2002, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Anualmente, o evento tem ocorrido sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. Todas as campanhas desenvolvidas no Estado servem para alertar e mostrar os perigos dos comportamentos de risco. Dirigir alcoolizado, sem sinto de segurança e exceder os limites de velocidade seja em avenidas ou em rodovias pode aumentar as estatísticas.

*Foto: https://goo.gl/Sr6t9R

You may also read!

Dia dos Pais é comemorado neste fim de semana

Dia dos Pais: 8 ideias para você comemorar com o seu paizão

Saiba como celebrar com seu pai nesse dia especial Lucas Pazzaglini O Dia dos Pais está chegando e talvez

Read More...
Dependentes de Nicotina recebem ajuda do SUS

SUS proporciona campanha de tratamento para dependentes de nicotina

Promovido pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer, o projeto visa auxiliar a comunidade dependente por meio

Read More...
Rodada do paulista de Flag Football foi no UNASP

UNASP recebe rodada do Campeonato Paulista de Flag

As partidas de Flag contaram com 16 times no total, nas categorias  masculinas e femininas, movimentando torcedores das equipes

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu