Semana Nacional do Trânsito termina amanhã

In Geral

O objetivo é conscientizar os motoristas e promover ações educativas

Gabriel Buss

Começou na última segunda-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito.  A programação está repleta de eventos e ações que promovem a educação e a conscientização. No Estado de São Paulo, em um ano, houve queda de 1,8% no número de mortes no trânsito, de 3377 para 3316, segundo dados fornecidos pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga). Entretanto, se feitos os cálculos, o número é alarmante, com uma morte a cada 90 minutos.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Endec) abriu a programação no último domingo (17) com o “Passeio ciclístico e caminhada pela paz no trânsito”, no Parque Ecológico Dom Bosco, Conjunto Habitacional Vida Nova. Na quarta-feira (20), foi realizado o Projeto “Educação no trânsito é cidadania”, que visa orientar sobre a segurança viária para crianças. Na quarta-feira também, simultaneamente, ocorreu um evento dedicado aos caminhoneiros. A campanha tinha o tema “Parada Legal da Rota das Bandeiras” e se estendeu até quinta-feira. Além desses eventos e campanhas, outras acontecerão durante os próximos dias. A Semana Nacional de Trânsito se estende até o dia 25, marcado por ser conhecido como Dia Nacional do Trânsito.

Silvia Lisboa, coordenadora do Infosiga, afirmou por meio da assessoria que a maioria dos acidentes são causados por negligência. “Segundo os dados coletados em São Paulo, 94% dos acidentes fatais são causados por negligência de condutores ou pedestres”, aponta. Para a coordenadora, essa realidade só mudará a partir de uma mudança de comportamento, tanto dos motoristas como dos pedestres, que também fazem parte da grande estatística de acidentes. Em entrevista ao Infosiga, o presidente do Detran-SP, Maxwell Vieira, disse que a Semana Nacional serve de grande proveito para ressaltar tudo que é importante no trânsito. “A Semana Nacional do Trânsito é mais uma oportunidade de reforçarmos a mensagem de que cada um é responsável pela segurança, adotando práticas seguras e protegendo os elementos mais frágeis, como pedestres e ciclistas”, declarou.

Em São Paulo, a Semana Municipal do Trânsito foi criada pela Lei Municipal nº 11.387, de 16 de outubro de 2002, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Anualmente, o evento tem ocorrido sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. Todas as campanhas desenvolvidas no Estado servem para alertar e mostrar os perigos dos comportamentos de risco. Dirigir alcoolizado, sem sinto de segurança e exceder os limites de velocidade seja em avenidas ou em rodovias pode aumentar as estatísticas.

*Foto: https://goo.gl/Sr6t9R

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu