Senado aprova profissão de doulas

In Economia, Geral

O Senado reconheceu, no dia 16 de março, a profissão de doulas em todo país com o objetivo de incluir as profissionais e auxiliar as gestantes no período de gestação. 

André Felippe

O Senado aprovou como profissão as mulheres que auxiliam gestantes de forma informacional, física e emocional durante o período de gravidez e parto. De acordo com o que foi reconhecido pelos senadores, as doulas agora são profissionais regulamentadas pela lei e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O projeto de lei nº 3946, de 2021 foi organizado e traçado pela senadora Mailza Gomes  do partido Progressista (PP), que buscou com esse estatuto uma melhoria na política social, trabalho e regulamentação profissional. Incluir o exercício da profissão para garantir uma melhor estrutura no decorrer da gravidez e um parto mais tranquilo para a mulher. Doulas agora retêm uma disposição melhor, para assegurar mulheres que buscam pelo seu apoio.

Do original grego “Dúla”, as doulas são mulheres que desde a antiguidade oferecem apoio nos momentos de gestação até o nascimento do bebê.

Importância da profissão 

Danieli Gomes, pediatra fisioterapeuta e doula, fala sobre a importância da atividade. “A importância é ver, acompanhar cada ser como único, pois no parto não existe parto único. Trazer para a mulher um momento individual no momento único de sua vida”, explica. 

Diante dessa informação, a posição das doulas é trabalhar diretamente com a gestante, conversando com a paciente e em possíveis situações o marido também participa do processo. A profissional mantém uma conversa com a mãe para acalmá-la durante todo o período. 

A ocupação como Doula ganhou seu espaço no setor laboral pela forma importante de lidar com a gestação e decorrer do processo, nos momentos de preocupações do casal a doula geralmente é chamada para oferecer um conforto e apoio emocional aos pais. 

Domínio e atribuições profissionais:

  • Auxiliar na amamentação do recém-nascido;
  • Colaborar para que o local de parto seja  higiênico e agradável para a paciente que pretende ter um parto normal ou cesárea;
  • Incentivar a pessoa grávida a procurar por instituições de saúde e realizar assistência pré-natal;
  • Utilizar de formas não farmacológicas com a paciente, apenas aliviando a dor com massagens, banhos quentes e compressas mornas;
  • Prestar apoio ao cuidar do recém-nascido junto com a mãe da criança.

Quem pode atuar na profissão 

Para trabalhar como Doula, a candidata(o) precisa ter o Ensino Médio completo brasileiro ou estrangeiro, ter uma experiência com esse trabalho num período de 5 anos de atuação na área e concluir um curso técnico profissionalizante no campo.

A fundadora do curso de formação de Doulas, Angélica Axiotes, comentou sobre seu curso e o processo de conclusão. “O curso é feito em 3 etapas: aula teórica, prática e estágio; ele é direcionado a qualquer pessoa, não precisa ser da área de saúde e nem ter experiência na área”, explica. 

A profissional criou curso baseado em sua experiência profissional. “Criei o curso porque vi que faltava mais humanização no parto, por já ser doula enfermeira e obstetra. Vi que precisava de mais profissionais que trouxessem conforto e confiança durante o parto”, comenta.

You may also read!

Dia dos Pais é comemorado neste fim de semana

Dia dos Pais: 8 ideias para você comemorar com o seu paizão

Saiba como celebrar com seu pai nesse dia especial Lucas Pazzaglini O Dia dos Pais está chegando e talvez

Read More...
Dependentes de Nicotina recebem ajuda do SUS

SUS proporciona campanha de tratamento para dependentes de nicotina

Promovido pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer, o projeto visa auxiliar a comunidade dependente por meio

Read More...
Rodada do paulista de Flag Football foi no UNASP

UNASP recebe rodada do Campeonato Paulista de Flag

As partidas de Flag contaram com 16 times no total, nas categorias  masculinas e femininas, movimentando torcedores das equipes

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu