Sinal analógico é desligado na Grande São Paulo

In Ciência e Tecnologia

Juliano Santos

A cidade de São Paulo e mais 38 municípios tiveram sinal analógico cortado para o ingresso do sinal digital

O sinal analógico de televisão foi desligado na cidade de São Paulo e em mais 38 municípios da região na última quarta, 29. Agora quem possui Tv analógica precisará de um conversor e antena digital. Esse desligamento foi estabelecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) juntamente com o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização (Gired).

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência nos dias 11 e 24 de março, 90% dos domicílios da Grande São Paulo estão prontos para receber o sinal digital. O MCTIC estima que, até o fim de 2018, um total de 1.326 cidades brasileiras desligarão seu sinal analógico e passarão a usar a versão mais atualizada.

A dona de casa Maria José Rodrigues utiliza sinal digital há um ano e afirma que, na sua opinião, a televisão digital é muito melhor. “É possível ver a imagem com muito mais nitidez, sem contar a qualidade de som que é excelente”, avalia.

Para a advogada Hyveliza Manzolli, essa modificação veio em tempo razoável. “É uma característica da contemporaneidade que novas tecnologias apareçam para substituir as anteriores”, opina. Ela acrescenta que a novidade chegou com qualidade superior de imagem e som. “Nem se compara. É muito mais real e traz uma experiência muito melhor para a comunicação”, declara.

Para que o sinal de televisão digital chegue às residências como ocorreu com Maria e Hivelyza, é necessário um conversor. Com esse intuito, o Gired criou o programa Seja Digital e distribuiu mais de 1,6 milhão kits de antenas e conversores digitais para famílias de São Paulo e região metropolitana que estão cadastradas em programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha vida, entre outros. Para receber o kit é necessário fazer o agendamento informando o NIS ou CPF pelo site (www.sigadigital.com.br).

De acordo com o técnico em telecomunicações Carlos Sandro dos Santos, há uma grande diferença entre o sinal digital e o analógico. “A maior frequência na transmissão acaba fazendo com que a imagem da Tv fique com uma série de ruídos, já o sinal digital é transmitido com mais precisão sem oscilações deixando a imagem com maior qualidade”, esclarece. Sandro compreende a importância da troca do sinal e acredita que a qualidade de imagem deve ser acessível para todos. A partir do dia 30 de março, a grande São Paulo passou a funcionar com a transmissão televisiva 100% digital.

Link da imagem: https://goo.gl/4dJohn

 

 

You may also read!

21 de março é Dia Mundial da Poesia!

O objetivo deste dia é promover e difundir a arte e seus valores   Amanda Ferelli   Você sabia

Read More...

Ex-presidente Michel Temer é preso

A ação é parte da Operação Radioatividade, que investiga o uso de propina na construção da Usina Angra 3

Read More...

Atenção vestibulando MEC anuncia novas mudanças no Enem 2018

Candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia entre outras mudanças Kawanna Cordeiro Em

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu