Sinal analógico é desligado na Grande São Paulo

In Ciência e Tecnologia

Juliano Santos

A cidade de São Paulo e mais 38 municípios tiveram sinal analógico cortado para o ingresso do sinal digital

O sinal analógico de televisão foi desligado na cidade de São Paulo e em mais 38 municípios da região na última quarta, 29. Agora quem possui Tv analógica precisará de um conversor e antena digital. Esse desligamento foi estabelecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) juntamente com o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização (Gired).

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência nos dias 11 e 24 de março, 90% dos domicílios da Grande São Paulo estão prontos para receber o sinal digital. O MCTIC estima que, até o fim de 2018, um total de 1.326 cidades brasileiras desligarão seu sinal analógico e passarão a usar a versão mais atualizada.

A dona de casa Maria José Rodrigues utiliza sinal digital há um ano e afirma que, na sua opinião, a televisão digital é muito melhor. “É possível ver a imagem com muito mais nitidez, sem contar a qualidade de som que é excelente”, avalia.

Para a advogada Hyveliza Manzolli, essa modificação veio em tempo razoável. “É uma característica da contemporaneidade que novas tecnologias apareçam para substituir as anteriores”, opina. Ela acrescenta que a novidade chegou com qualidade superior de imagem e som. “Nem se compara. É muito mais real e traz uma experiência muito melhor para a comunicação”, declara.

Para que o sinal de televisão digital chegue às residências como ocorreu com Maria e Hivelyza, é necessário um conversor. Com esse intuito, o Gired criou o programa Seja Digital e distribuiu mais de 1,6 milhão kits de antenas e conversores digitais para famílias de São Paulo e região metropolitana que estão cadastradas em programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha vida, entre outros. Para receber o kit é necessário fazer o agendamento informando o NIS ou CPF pelo site (www.sigadigital.com.br).

De acordo com o técnico em telecomunicações Carlos Sandro dos Santos, há uma grande diferença entre o sinal digital e o analógico. “A maior frequência na transmissão acaba fazendo com que a imagem da Tv fique com uma série de ruídos, já o sinal digital é transmitido com mais precisão sem oscilações deixando a imagem com maior qualidade”, esclarece. Sandro compreende a importância da troca do sinal e acredita que a qualidade de imagem deve ser acessível para todos. A partir do dia 30 de março, a grande São Paulo passou a funcionar com a transmissão televisiva 100% digital.

Link da imagem: https://goo.gl/4dJohn

 

 

You may also read!

Atenção vestibulando MEC anuncia novas mudanças no Enem 2018

Candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia entre outras mudanças Kawanna Cordeiro Em

Read More...

Conheça os seis melhores museus do Brasil

Para quem acha que no Brasil não tem cultura, conheça os melhores museus para  visitar no dia Internacional dos

Read More...

Cinco cuidados especiais que devemos ter com os olhos

Os olhos são conhecidos como janelas da alma e são responsáveis por boa parte daquilo que percebemos como mundo.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu