Síndrome de Havana atrai atenção internacional após novos casos em Bogotá

In Geral, Saúde

A síndrome foi alvo de investigações ao longo dos anos, contudo, permanece sem explicações.

Rebeca Pedromilo

A Síndrome de Havana afetou diplomatas norte-americanos da embaixada em Bogotá. Esse fenômeno foi registrado em diversos países nos últimos anos e de acordo com Iván Duque, presidente da Colômbia, os responsáveis pela investigação são as autoridades dos Estados Unidos, já que os afetados pela síndrome trabalham na embaixada norte-americana. 

Em agosto, um porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que estavam investigando vigorosamente os “relatos de possíveis incidentes de saúde inexplicáveis entre a comunidade da embaixada dos EUA”. Sobre a declaração, não houve resposta. 

Segundo a imprensa americana

A primeira vez que se ouviu falar dessa anormalidade foi no ano de 2016, quando vários casos foram detectados em diplomatas canadenses e seus familiares, na capital cubana. Os sintomas citados eram sonolência, fadiga, enxaqueca, problemas auditivos e visuais. Alguns perderam permanentemente a audição.

Entre os afetados pela enfermidade misteriosa, no ano de 2017 estava um funcionário da CIA que relatou à revista GQ a situação. “Parecia que eu ia vomitar e desmaiar ao mesmo tempo”, afirma. Ele declara ter sido pego completamente desprevenido. No mesmo ano, em maio, 80 funcionários da embaixada foram submetidos a uma bateria de exames.

De acordo com os estudos da Academia Nacional de Ciências dos EUA, as vítimas sofreram devido a sinais eletromagnéticos de alta frequência, como os utilizados pelos microondas e roteadores de Wi-Fi. Os danos cerebrais relatados nos estudos excluíram a hipótese de histeria coletiva, por isso são investigadas as possibilidades de ataque com arma desconhecida.

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu