Tempestade de areia atinge cidades do interior de São Paulo e causa medo

Seca e queimadas são os principais fatores que  favorecem a ocorrência do fenômeno.

Rachide Incote

Uma enorme nuvem de tempestade de areia atingiu várias cidades no interior de São Paulo no dia 1° de outubro. Até o momento foram registrados seis mortos, além de feridos e danos à propriedade pública e privada. Os postes e as praças, bem como as moradias e veículos, foram afetados. 

De acordo com Ana Avila, meteorologista da Unicamp, esse fenômeno é causado devido uma parcela de instabilidade do ar e pelo período muito seco. “É um fenômeno meteorológico que tecnicamente é chamado de cavado, uma região alongada de relativa pressão atmosférica baixa, com ondulação do fluxo de ventos e uma distância relativamente longa em intensa atividade, isso fez com que tivesse essas nuvens de poeira tão extensa e forte”, explica Avila. 

Para a especialista, esse fenômeno meteorológico de vento forte é comum nessa área de interior por ser uma região tropical. “É algo que pode ocorrer o ano todo nas regiões áridas. Isso não acontece com frequência, mas este ano foram vistos em vários municípios por causa do clima extremo, seca e queimadas. Tudo isso contribui para termos esse fenômeno”, justifica. 

A forte tempestade de vento aterrorizou os moradores de cidades que registraram com seus celulares a poeira cobrindo ambientes urbanos e rurais. O temporal foi impulsionado por rajadas de vento que causaram vários estragos e rompimentos de fiações. 

Segundo João Henrique Lemos Araújo, morador de Ilha Solteira, São Paulo, o momento foi de medo. “Quando começou a ventania eu estava dentro de casa até achei que era chuva, depois abri janela e vi uma nuvem bem grande que cobriu toda a cidade, assustei, e tudo começou a ficar diferente. Começou a vir muita areia, tipo chuva de terra, coisas batiam do lado de fora e a energia se desestabilizou”, disse o cidadão.  

Em comunicado, as prefeituras de várias cidades como Ilha Solteira, Tietê, Franca, Araçatuba, Barretos, Araçatuba, Artur Nogueira e outras localidades disseram que mobilizaram equipes que atenderam as ocorrências nas suas respectivas cidades. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira, no município, a tempestade teve duração de aproximadamente 15 minutos e chegou a uma velocidade de mais de 70 km/h. Algumas áreas da cidade foram afetadas, mas ninguém foi ferido.

Sair da versão mobile