Time de Flag de Engenheiro Coelho joga domingo em Americana

In Esportes

Unasp Roosters disputa campeonato paulista de flag football, uma modalidade alternativa do futebol americano

Sara Rabite

No domingo, 3, o time de flag football Unasp Roosters irá jogar contra o Jundiaí Flag Football em Americana. O Unasp Roosters, time do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC), vem disputando o campeonato e até o momento conta com duas derrotas e uma vitória. Após este confronto, no dia 24 deste mês, a equipe enfrentará o São Carlos Bulldogs, em Monte Alto. O time é composto por 35 jogadores, divididos entre ataque, defesa e time especial.

O técnico do Roosters, Lucas Nicaretta, conta que a ideia surgiu entre uma conversa com seu amigo Daniel Betzel, mas o sonho de iniciar a equipe foi concretizado em 2016, com os primeiros treinos realizados em outubro. “Atualmente treinamos todos os domingos, a partir das 8h30 e as terças e quintas”, declara. Um dos jogadores do time Lucas Soares explica que se identifica com o esporte desde 2013 e, quando o time surgiu no Unasp, entrou imediatamente. Soares aponta que tem notado grande progresso do time. “Agora já conseguimos executar as técnicas bem melhor e já temos mais experiência. Acho que estamos bem mais preparados para o campeonato”, ressalta. O time tem parceria com a Prefeitura de Artur Nogueira, com a ajuda do secretário de esportes, bem como com a diretoria da insituição. “Como levamos o nome do Unasp, sempre que precisamos de algo a diretoria tem nos ajudado”, reconhece Nicaretta.                         

Matheus Xavier, outro jogador do Roosters, conta que o objetivo do time, como primeiranistas no campeonato, é conseguir no mínimo se classificar para os Playoffs (classificação para oitavas de finais até a semifinal do campeonato), e também conseguir pegar mais experiência nas partidas jogadas para o próximo ano evoluírem mais ainda. “Outro objetivo é pregar o evangelho e mostrar a diferença do comportamento cristão”, expõe.

O flag football tem a mesma finalidade do futebol americano, marcar o touchdown. Entretanto, é uma modalidade que restringe o contato físico agressivo e uso de equipamentos de proteção, com exceção do protetor bocal que é obrigatório.  Outro aspecto que difere as categorias é que para impossibilitar o adversário de marcar o touchdown no flag basta puxar uma das fitas (flags) que estão presas nas cinturas dos jogadores, enquanto no futebol americano é preciso derrubar o adversário.

No flag há inúmeras posições. As principais colocações do ataque são QB, linha ofensiva e os recebedores, tem o Runningback que corre e os Wide Receivers e Tight ends que recebem passe. Já na linha defensiva, os linebackers e deffensive backs, divididos em cornerbacks e safety, são responsáveis pela proteção. E kicker e punter, nos times especiais, encarregados por chutar a bola em ocasiões excepcionais. A cada ataque se tem quatro tentativas para passar dez jardas, se tiver êxito em passar essas dez jardas, obtém-se mais quatro tentativas.

Segundo o técnico, para aprender mais sobre o flag ou até mesmo participar do time, basta comparecer aos treinos e mostrar comprometimento, já que este semestre não foram realizadas seletivas, como anteriormente.  “Como somos estreantes sabemos das dificuldades, mas temos bons jogadores e queremos uma vaga no Playoffs”, acrescenta Nicaretta.

*Foto: Divulgação/Facebook

You may also read!

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu