Tubarões aparecem em praia de Balneário Camboriú

Pequenos animais que apareceram na região após obras do alargamento da faixa de areia foram responsáveis por atrair o predador.

Helena Cardoso

Tubarões foram vistos na Praia Central de Balneário Camboriú após o início das obras de alargamento da faixa de areia no mês de agosto. Até 24 de outubro, o Museu Oceanográfico da Univali contou 23 tubarões. 

O aparecimento desses animais se dá devido ao uso de dragas que reviram a areia do fundo do mar, trazendo para a superfície pequenos crustáceos. Esses crustáceos atraem peixes, que por sua vez atraem os tubarões. 

O biólogo, Nelson Júnior, diz que não há motivo para preocupação, visto que o ser humano não é o foco de sua alimentação. Ele frisa ainda que acidentes podem acontecer, mas é pouco provável com as espécies de tubarões que são encontradas no litoral catarinense. “Apesar de ser um animal agressivo, não há relatos de tubarões com esse instinto no Brasil”.

Impacto ambiental

O geógrafo, Silvester da Silva, afirma que o alargamento da faixa de areia foi uma medida correta por parte do governo de Santa Catarina. Para ele, o projeto trará mais qualidade de vida para a população e auxiliará o turismo. 

Silva diz também que o impacto ambiental negativo nas praias de Balneário Camboriú vem acontecendo desde a construção de prédios próximos à orla da praia. Conta ainda que para essa obra trazer a preservação necessária, as imobiliárias não podem “tentar invadir as áreas desse alargamento para fazer terrenos como fizeram”. 

Júnior concorda que o aumento da faixa de areia trará preservação. “A ampliação é uma forma de preservar, porque se não tinha mais praia, não tem o que preservar.” Sobre o impacto ambiental causado pelos tubarões, Júnior acredita ser positivo. Ele explica que, ao revirarem a areia, outro tipo de fauna acabou surgindo, trazendo melhorias para a população animal local. 

“Talvez muita gente pense, hoje, que o fato desses tubarões terem vindo até a costa foi por algo que prejudicou o ambiente de alguma forma, mas tubarão sempre existiu na costa catarinense”, explica Júnior. O biólogo reforça que o aparecimento desses animais é algo natural, sendo previsto por alguns geógrafos que analisaram os relatórios de impacto ambiental da obra.

Sair da versão mobile