Uma ameaça foi detectada

Conectar-se é fácil, proteger-se é necessário

Sara Rabite e Victória Coelho

Quem não está conectado que atire o primeiro like, ou que compartilhe sua indignação sobre essa afirmação. Contráditório? A real, ou virtual é que uma parcela significativa da população mundial  respira redes sociais e em alguns casos , já não é possível viver sem elas. Em se tratando desse assunto, cautela quanto ao uso das redes nunca foi tão necessária.

A Doutora em comunicação organizacional digital, Karla Ehrenberg, esclarece  que o ambiente das redes sociais é público. Sendo assim, tudo que se publica precisa antes ser pensado e planejado, como qualquer atitude que se tem em ambientes públicos.  Karla foca em dois termos importantes quanto ao uso das redes: moderação e reflexão. “é preciso reduzir a exposição desnecessária da intimidade nas redes sociais. Publicar o tempo todo onde se está, o que se comeu, o que foi comprado e assim por diante é abrir a porta da sua vida para qualquer pessoa entrar”, reforça.

No Centro Universitário Adventista de São Paulo, Unasp, campus Engenheiro Coelho, alguns alunos se deparam com sites bloqueados. Apesar do desconforto, a proteção visa garantir um uso seguro das redes. “Não abra sites que você não conheça. Existem muitos sites que são fakes, mas por falta de conhecimento das pessoas, geralmente elas abrem esses e sites que são copias dos sites originais”, aconselha o analista de TI e coordenador de informática do Unasp-EC, Armando Henrique.

Fake News, obtenção de dados nas redes, escândalos envolvendo grandes empresas têm marcado os últimos meses com intensidade. Sendo assim, a cada click, todo cuidado é mais que necessário.

Confira 10 dicas importantes da doutora Karla Ehrenberg para se proteger nas redes:

 

Não fazer publicações em que seja possível identificar sua casa, seu carro etc.

Não publicar fotos de crianças com uniforme de escola e com detalhes da rotina da criança.

Não fazer checking o tempo todo em locais públicos, deixando claro os lugares que você frequenta e onde você está naquele exato momento.

Não fazer publicações de fotos de crianças sem partes das roupas.

Não publique informações como o número de seus documentos.

Não faça compras em sites que não sejam seguros.

Não acesse bancos ou faça qualquer compra utilizando redes de conexão públicas.

Não navegue em sites suspeitos.

Não clique em jogos e aplicativos da moda e que você não conheça a verdadeira origem.

Não faça login em sites, aplicativos, jogos etc utilizando sua conta de redes sociais (Facebook).

Link da imagem:

https://goo.gl/GzCMdi

Sair da versão mobile