Unasp recebe recital de baixo acústico e piano

In Ano Zero

A universidade sedia concerto com Elton Machado no contrabaixo e Ellen Stencel no piano

Sara Rabite

Na última segunda, 3, aconteceu no Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho (Unasp-EC), um concerto de baixo acústico e piano. O recital “Obras Originais Para Contrabaixo” foi estrelado pelo baixista Elton Machado, acompanhado pela pianista Ellen Stencel.

O músico, licenciado pela Faculdade de Artes do Paraná com especialização em Docência no Unasp, tem participado de diversos simpósios, oficinas e festivais de música para suplementar sua formação. A pianista, por sua vez, é Mestra em Música na área de performance pela Andrews University nos EUA e Doutora em Práticas Interpretativas pela Unicamp. Ela atua em palcos brasileiros e estrangeiros, tais como Estados Unidos, Europa, Israel e Egito.

O trabalho em conjunto desses músicos resultou do talento e planejamento de ambos. Ellen e Elton trabalharam em conjunto para esse recital desde o início do ano letivo, há aproximadamente três meses. Porém a pianista ressalta que a atuação de ambos com os respectivos instrumentos advém da prática de uma vida inteira.

Ellen declarou que as expectativas eram as mais elevadas possíveis e foram plenamente alcançadas. “Dá um grande trabalho, mas a recompensa é muito boa. Estamos felizes com o resultado”, menciona.

O critério de escolha do repertório foi baseado em focar somente nasobras originais para contrabaixo, como Dragonetti, Koussevitzky, Saint- Saëns e outros. “Nesse recital eu quis usar somente obras originais de contrabaixo, porque quando você acaba procurando até que encontra bastante coisa”, expõe Elton.

O baixista dessa vez tocou todas as músicas de cor e admite que foi um desafio grande. Ele recomenda estudar da maneira certa para decorar as obras após inúmeras repetições. “Mas sempre dá um medo de esquecer ”, reconhece.

O Unasp possui uma faculdade de Licenciatura em Música e esse concerto em ambiente acadêmico é de total importância para os alunos aprimorarem seus saberes. “A música atual não trabalha tanto os elementos técnicos e performáticos, como em um recital desses. Esse momento foi importante para que os alunos conheçam outras formas de fazer música e a trabalhem dentro do erudito”, declara a pianista.

O estudante de música da Instituição Matheus Leal conta que o recital agregou uma experiência cultural que raramente se vê. “Essa experiência adquirida é uma baguem extra que vamos levar para vida toda”, considera.

https://goo.gl/HvXdBM

 

You may also read!

Desnutrição infantil atinge população.

Fome no Brasil promove alerta sobre as consequências da desnutrição infantil

Diante do cenário de fome crescente no Brasil, pesquisas revelam como a desnutrição infantil afeta as demais etapas da

Read More...
Sessões terão apoio da ANS

ANS retira limite de sessões com fisioterapeutas, psicólogos e outros

A decisão sobre as sessões impacta a usuários de planos de saúde. Lucas Pazzaglini A Agência Nacional de Saúde

Read More...
Plástico é produto de difícil reciclagem

No more plastic! Canadá proíbe a produção e importação de plásticos de uso único

A nova regulamentação entrará em vigor a partir de dezembro de 2022. Cristina Levano O governo canadense apresentou as

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu