Você sabe o que é transtorno alimentar?

Saiba como identificar um distúrbio alimentar e o que fazer quando alguém próximo está passando por isso.

Vitória Ribeiro

Vamos falar de coisa séria? Você já ouviu falar de transtorno alimentar? Para quem não sabe transtorno alimentar é quando uma pessoa passa por distúrbios graves na alimentação. Isso pode levar a mesma tanto ao consumo excessivo de comida, quanto ficar sem comer nada por dias. Os motivos que fazem uma pessoa sofrer algum tipo desses transtornos são variados, mas pode-se dizer que a causa mais comum, pode estar relacionada ao meio em que se vive. “Isso vem muito do meio familiar que internalizam crenças negativas nas pessoas desde a infância. Outras causas podem vir muito da ansiedade que está em alta nos tempos de hoje”, apresenta a psicóloga Marli Portugal.

Para entender melhor sobre o assunto, separamos uma lista dos distúrbios mais comuns e os sintomas:

  1. Anorexia: A anorexia é o distúrbio mais falado. Quem sofre de anorexia sempre tem uma preocupação excessiva com dietas e com a quantidade de comida que ingere, tem o medo extremo de engordar e a perda de peso é muito grande.

     2. Bulimia: Pessoas com bulimia possuem uma visão bastante distorcida de seus corpos, assim como pessoas que sofrem de anorexia, os bulímicos possuem um medo enorme da ganha de peso e fazem o uso de alguns métodos para conseguir uma perda de peso rápido

3. Transtorno de compulsão alimentar: Diferente da anorexia e da bulimia, pessoas com compulsão alimentar, tendem a comer fora do normal. Na maioria dos casos, por conta da ansiedade ou da depressão. As compulsões acontecem pelo menos três vezes na semana e geralmente são seguidas de uma crise emocional muito grande.

Esses distúrbios, às vezes, podem não ser tão fáceis de serem identificados, “eu achava que eu só era fraca para dieta, mas lá no fundo eu sabia que isso não era normal, o sentimento que eu tinha era muito pesado”, lembra a publicitaria Isabelle Dias que já sofreu com o distúrbio. Sofrer transtornos alimentares é algo mais comum do que pensamos, segundo ao Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de transtorno alimentar. No Brasil, a cada dois dias uma pessoa é internada por anorexia ou bulimia, segundo um balanço da Secretaria de Saúde.

Se você se identificou com alguns desses sintomas, procure acompanhamento especializado, “não ache que é besteira, não sofra sozinho e procure ajuda e saiba que existe uma luz no fim do túnel” aconselha Isabelle.  Se você supõe que alguém próximo a você esteja passando por algum desses transtornos a psicóloga Marli Portugal orienta primeiro acolher a pessoa e logo procurar a ajuda de um profissional.

Link da imagem:

https://goo.gl/eaQJYr

 

Sair da versão mobile