WhatsApp anuncia versão para empresas

Novidade deve facilitar relacionamento entre comerciantes e clientes

Larissa Schimmak

Um dos aplicativos mais utilizados atualmente é o WhatsApp, com cerca de 1 bilhão de usuários. Mas acredita-se que todo esse montante não o utiliza apenas para uso pessoal. O app é bastante usado para facilitar a comunicação com clientes, principalmente nas pequenas empresas. Segundo comunicado oficial, “muitas conexões já estão ocorrendo todos os dias”, seja alguém fazendo um pedido no mercadinho do bairro ou até escolhendo roupas em uma loja.

Pensando nisso, o aplicativo está para lançar essa nova versão que facilitará a vida de quem já usa, dando mais segurança tanto para o cliente como para as empresas. “Minha clientela foi adquirida quase 90% através do WhatsApp”, aponta Matheus Oliveira, dono de uma loja de suplementos vitamínicos. “Os grupos no aplicativo ajudam na hora de divulgar os meus produtos e receber os pedidos”, acrescenta.

Alguns perfis já estão sendo testados pelo plano-piloto. Se você encontrar um selo verde ao lado do nome de algum contato, significa que o WhatsApp confirma que aquele número de telefone é uma conta comercial. Essa será a forma de diferenciar um perfil pessoal de um empresarial. Além das mensagens serem criptografadas, será possível controlar os horários de atendimento aos compradores, gerenciar respostas automáticas aos clientes como notificações de “indisponível”, confirmação de entregas, horários de voos e cancelamentos, entre outros.

O WhatsApp Business promete trazer mais segurança para os consumidores, diminuindo o número de golpes como o que aconteceu com Dalila Leite, que teve um prejuízo de R$ 1.300,00. “Me colocaram em um grupo de produtos importados. Comprei um celular que nunca chegou e ainda fui excluída logo depois da compra”, relata. Em nota oficial, Matt Idema, COO do WhatsApp, comentou que o intuito é “aplicar a mesma abordagem ao levar negócios ao WhatsApp de maneira que crie valor.” “Estamos entusiasmados em tornar possível conectar pessoas às empresas de maneira rápida e pessoal”, declarou.

*Foto: https://goo.gl/8bfcWR

Sair da versão mobile