Agosto Dourado: o mês em prol da amamentação

In Saúde

O leite materno possui todos nutrientes necessários para um bom desenvolvimento do bebê, além de trazer benefícios emocionais para mãe e filho

Sara Rabite

O Agosto Dourado é um mês voltado para incentivo ao aleitamento materno, levando a reflexões e ações de conscientização tanto das mães quanto de toda família. São realizadas palestras, eventos, divulgação na mídia e espaços decorados com materiais dourados, que simbolizam a luta pelo incentivo ao aleitamento. De acordo com estudos divulgados, a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

O leite humano é essencial na vida de um bebê e de uma criança, sendo o único alimento capaz de suprir todos nutrientes necessários para um bom desenvolvimento. O diretor clínico e obstetra Rodrigo da Rosa aponta que o aleitamento materno é recomendado de forma exclusiva sem oferecer outro alimento ao bebê até os seis meses de idade. “Ele previne a anemia, alergias, obesidade e a intolerância ao glúten. Além disso, aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas”, enumera.

 

Ao completar seis meses de vida, pode-se inserir outros alimentos para o bebê e usar o leite materno como a alimentação complementar até os dois anos de idade ou mais, se assim mãe e criança o desejarem. Segundo Da Rosa, não existe leite fraco ou insuficiente. “O que acontece é que a maioria das mulheres pode apresentar dificuldades nos primeiros meses de amamentação”, expõe. Para solucionar esse problema, o obstetra aconselha aumentar a frequência das mamadas, a fim de que a produção do leite se intensifique; evitar o uso de chupeta e mamadeira, para não causar confusão no bebê, levando-o a não conseguir pegar na mama da forma correta e certificar se ambos estão em uma posição confortável.

A amamentação traz inúmeros benefícios, para a mãe e o bebê, além de aumentar o vínculo afetivo. De acordo com pediatra Evelyn Arrais, além dos nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudáveis, a lactação também contribuí para evitar morte infantil, diarreias, infecções respiratórias, diminui o risco de diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade, alergias, sem falar nos benefícios intelectuais e emocionais, e ainda diminui o risco de câncer de mama para a mãe.

Para a arquiteta e mãe de primeira viagem Brunna Panaino, a maior dificuldade é acordar durante a madrugada no inverno. Ela conta que, durante o período de amamentação, os seios ficam sensíveis e, para perder essa sensibilidade, recomenda lavá-los com bucha vegetal e tomar banhos de sol. “Beber muita água e ter uma boa alimentação são dicas importantes”, afirma. O médico pediatra Jair Piris recomenda evitar doces, massas refrigerantes e guloseimas em geral durante o período da amamentação para evitar cólicas nos bebês. “Alguns recém-nascidos apresentam algum grau de intolerância à proteína do leite de vaca e assim a mãe deve evitar leite de vaca e derivados também”, aconselha.

Brunna pretende amamentar seu filho, Theo, até pelo menos um ano de vida e se possível ainda continuar, devido aos inúmeros benefícios, tanto para ela, como para bebê. “É fundamental para o vínculo entre mãe e filho, e um dos melhores momentos para a mim”, ressalta.

*Foto: https://goo.gl/5XqPE1

You may also read!

buraco atacama

Buraco de 200 metros de profundidade surge no deserto do Atacama

Autoridades começaram as investigações de um buraco gigante que surgiu em uma região de mineração no norte do Chile.

Read More...
Jô Soares morre

Jô Soares morre aos 84 anos

O apresentador Jô Soares foi internado para tratar uma pneumonia e faleceu na madrugada desta sexta-feira Paula Orling O

Read More...
Censo atingirá milhões de brasileiros

Censo 2022 tem início e atingirá mais de 70 milhões de domicílios

Recenseadores começaram o trabalho no dia 1º de agosto e o serviço tem previsão de término até o início

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu