Conheça os seis melhores museus do Brasil

In Cultura

Para quem acha que no Brasil não tem cultura, conheça os melhores museus para  visitar no dia Internacional dos Museus

Thamiris Senis

No dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Esta comemoração foi iniciada em 1977 pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus). Estudos e artigos sobre o tema mostram que os museus têm origem da necessidade do ser humano em colecionar coisas e conservar suas memórias, desde a antiguidade. Um exemplo disso pode ser um anel herdado de um familiar ou um vaso e coisas assim. Hoje, no entanto, temos o hábito de preservar lembranças em fotografias e objetos que nos remetem a momentos felizes.

E você sabia que diversos colégios e faculdades adventistas têm acervos históricos disponíveis para visitação? Alguns desses acervos contam histórias sobre Helen G. White, outros são sobre a história do cristianismo. No Centro Universitário Adventista de São Paulo campus Engenheiro Coelho (Unasp-EC) há um acervo arqueológico e bíblico.

A professora Janaína Xavier é museóloga e também é uma das responsáveis pelo acervo do Unasp-EC. Ela garante a importância desse patrimônio para os alunos dos cursos de história e de teologia. “Temos um museu relacionado a uma coleção do oriente médio do mundo mediterrâneo, e no Brasil isso é algo inédito. Nós até temos alguns patrimônios parecidos espalhados por algumas universidades no Brasil, mas nada comparado ao tamanho do nosso acervo”, frisa.

Chrystian Máximo é estudante de história do Unasp-EC e trabalha com o acervo histórico. Para ele, trabalhar com acervos é lidar com a identidade de várias culturas juntas e manter a memória viva através da cultura material. “É um trabalho muito instigante, pois demanda paciência e delicadeza, bem como uma constante atualização no que tange às técnicas de acondicionamento”, destaca.

Para comemorar esta data separamos seis museus para você visitar no Brasil.

  1. Instituto Ricardo Brennand, Recife, Pernambuco

Além de estar na lista dos melhores do mundo, o Instituto Ricardo Brennand lidera o ranking brasileiro. O museu é uma réplica de um castelo medieval europeu que abriga, entre outros itens, armas e armaduras provenientes da Europa e da Ásia.

2. Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais
Também entre os melhores do mundo, Inhotim, em Brumadinho (MG), é uma mistura de jardim botânico e galeria de arte. Tem acervo de 700 obras – das quais 170 estão expostas atualmente. Entre as mais curiosas estão fuscas coloridos, estátuas de bronze sem cabeças e 500 esferas que flutuam sobre a água.

3. Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, São Paulo
Foi pioneiro ao apostar no uso da tecnologia para proporcionar aos visitantes experiências interativas. Também apresenta mostras temporárias que já homenagearam, entre outros escritores, ícones da língua portuguesa como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Jorge Amado.

4. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, São Paulo
O prédio projetado no fim do século 19 pelo arquiteto Ramos de Azevedo abriga mais de nove mil obras, a maioria delas com foco na arte brasileira. Os quadros “Tropical”, de Anita Malfatti, “Caipira Picando Fumo”, de Almeida Júnior, e “Mestiço”, de Candido Portinari, são os principais itens do acervo.

5. Museu do Futebol, São Paulo, São Paulo
Localizado no ambiente mais sugestivo possível, sob as arquibancadas do tradicional Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é todo interativo. Lá é possível assistir a jogadas históricas e até ouvir narrações de rádio em cabines de áudio. O museu também abriga uma biblioteca pública sobre o esporte.

6. Museu Imperial, Petrópolis, Rio de Janeiro
O antigo palácio onde a família real portuguesa costumava passar o verão hoje expõe relíquias do período do Segundo Reinado (1840-1889). Entre os objetos mais famosos estão um dos tronos usados por Dom Pedro II e até a pena com a qual Princesa Isabel assinou a abolição da escravatura.

You may also read!

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu