Cuidados com a saúde no outono

In Saúde

Temperaturas mais baixas podem causar complicações alérgicas

José Eduardo Lopes

Com a chegada do outono, além da queda da temperatura, há uma diminuição da umidade relativa do ar, um aumento da poluição atmosférica e a proliferação dos ácaros. As temperaturas frias prejudicam o funcionamento adequado da mucosa respiratória, diminuindo seu mecanismo de limpeza e imunidade local. Assim, o aparelho respiratório torna-se menos protegido e mais sujeito a doenças infecciosas, inflamatórias e alérgicas que provocam principalmente resfriado, gripe, rinite, faringite, pneumonia, bronquite, asma e conjuntivite.

Também nessas épocas de baixas temperaturas as pessoas costumam ficar em ambientes fechados por mais tempo, com pouca ventilação, o que facilita a transmissão de doenças infectocontagiosas, ou seja, um aumento de casos de rotavírus.

O frio também provoca uma diminuição da imunidade e na autolimpeza das vias respiratórias causando, segundo o otorrinolaringologista Andy Vicente, agravamento de um quadro alérgico. “Nesta época do ano, por passar muito tempo dentro de casa e em lugares fechados para se abrigar do frio, o alérgico fica em contato com várias substâncias que causam alergias, sendo necessário redobrar os cuidados contra os fungos, ácaros, poeira, pelo, mofo, bolor e outros fatores desencadeantes”, aponta.

A médica Adriana Gasparin afirma que as pessoas que já sofrem algum tipo de alergia estão mais propensas a desenvolver crises nesta estação e atenta que as pessoas que possuem um sistema imunológico deficiente, como as crianças, portadores de doenças crônicas e idosos também estão mais suscetíveis a contrair essas doenças. “Estas pessoas estão mais propensas devido à proliferação dos ácaros e à diminuição de umidade das vias aéreas, o que dificulta o papel de “filtro” que o aparelho respiratório possui”.

Os pacientes que já sofrem com sintomas ou algum tipo de alergia deve de algum modo se atentar mais às recomendações para que evitem as crises nesta época do ano. Caso não tome as devidas precauções, o quadro alérgico seja ele rinite alérgica, asma ou qualquer outra complicação, com certeza vai piorar e afetará a sua qualidade de vida. Para isso com a ajuda de profissionais listamos alguns cuidados que deve-se ter com as vias respiratórias.

  • Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
  • Sempre deixar o ambiente ventilado;
  • Lavar bem as mãos antes de se alimentar e frequentemente durante o dia todo;
  • Não colocar as mãos sujas na região da boca, nariz e olhos;
  • Use lenços descartáveis para assoar o nariz;
  • Beber bastante água, mesmo sem sentir sede;
  • Manter sua casa limpa e arejada, evitando o acúmulo de poeira dentro de casa;
  • Trocar roupas de cama com maior frequência para evitar acúmulo dos ácaros;
  • Lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas de lá guardadas por muito tempo antes de usá-los;
  • Pratique esportes, se hidratando com água, sucos, chás e uma alimentação saudável rica em vitamina C.

Crédito da foto: https://goo.gl/2mcW5a

You may also read!

Onda de Calor atinge a Europa

Onda de calor atinge Europa e causa mortes

As temperaturas anormais da onda de calor provocaram incêndios, óbitos e enfermidades. Bruna Moledo Uma onda de calor inédita

Read More...
Dia dos Pais é comemorado neste fim de semana

Dia dos Pais: 8 ideias para você comemorar com o seu paizão

Saiba como celebrar com seu pai nesse dia especial Lucas Pazzaglini O Dia dos Pais está chegando e talvez

Read More...
Dependentes de Nicotina recebem ajuda do SUS

SUS proporciona campanha de tratamento para dependentes de nicotina

Promovido pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer, o projeto visa auxiliar a comunidade dependente por meio

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu