Hoje é comemorado o dia do Diagramador e Revisor

In Geral

A data homenageia os profissionais que dedicam suas habilidades para facilitar a leitura

Sara Rabite e Victória Coelho

Hoje, 28 de março, é comemorado o dia do Diagramador e do Revisor no Brasil. Esses profissionais desempenham funções diferentes, mas que se completam. O diagramador desempenha uma função relacionada diretamente à arte do texto. Ele organiza as imagens, legendas, títulos e texto deixando o conteúdo harmônico e criativo. Já o revisor é o especialista na gramática. É ele que corrige os erros e as discordâncias, atuando como o fiscal da língua.

Existem muitos profissionais apaixonados pelo que fazem. O jornalista e revisor Thiago Basílio se sente feliz e satisfeito com sua função, que começou há alguns anos quando ainda era aluno do curso de jornalismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC). Ele dedicava suas horas de trabalho na Editora da instituição, a Unaspress. Ainda como aluno bolsista foi ensinado a fazer revisão.

Após a conclusão do curso e trabalhar em outros lugares, a editora o convidou para retornar. Com o convite, ele se profissionalizou na área. “A revisão é uma possibilidade que o jornalismo me deu. Não é uma carreira que você estuda na faculdade, mas pela bagagem que proporciona, com questões da palavra, do texto, fica mais fácil”, aponta.

Já o diagramador trabalha em parceria com o revisor. O diretor de arte Fábio Roberto decidiu seguir essa vertente quando morava em Brasília e trabalhava em um setor de gráficas que produzia livros impressos. Com a oportunidade de seguir a carreira o interesse veio junto. Fez o curso de design gráfico e está na área até hoje. O trabalho desenvolvido pelo diagramador é laborioso, mas ao mesmo tempo, recompensador. “A rotina é bem tensa. Procuro aproveitar cada momento focando no trabalho que apesar de complicado é bem gostoso e proveitoso”, revela.

A rotina de um revisor é árdua. Exige concentração e empenho. Por dia, Thiago costuma revisar de dois a três textos. No caso de livros, por exemplo, demora de duas a três semanas para revisar 200 páginas. Apesar das funções que exigem total esforço e dedicação, o entusiasmo de fazer aquilo que gosta é o segredo para a excelência. “A área de diagramação é muito interessante e está crescendo, aprimorando e criando algumas tendências. Sempre tem alguma coisa nova para aprender”, expõe Roberto. A atividade exercida por esses profissionais proporciona um sentimento de impulso para continuar. “Eu gosto muito de revisar textos porque é um desafio você reorganizar um ‘quebra-cabeça’. Você pegar e consertar tudo aquilo é uma motivação muito grande”, reflete Basílio.

Crédito da foto: https://goo.gl/zue3x1

You may also read!

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu