A maior Olímpiada de Inverno da História

In Esportes, Geral

União das Coreias, destaque para brasileira, nome da cidade alterado: entenda mais a respeito dos Jogos de PyeongChang

Kawanna Cordeiro

As Olímpiadas de Inverno tiveram origem em 1924, quando foram realizadas as primeiras competições olímpicas relacionadas aos esportes de inverno. Elas sugiram como um complemento das Olímpiadas, que sempre acontecem no verão, porque não podiam incluir modalidades esportivas que exigem neve ou gelo.

Esse foi o principal motivo que levou o Comitê Olímpico Internacional, em 1921, a definir a organização da Semana Internacional de Esportes de Inverno. No começo, esses jogos contavam com seis modalidades: o esqui, o hóquei, o curling, o biatlo, a patinação de velocidade e a patinação artística. Hoje, com o surgimento de novos de esportes, novas modalidades foram incluídas chegando a um total de 15. O que torna as Olímpiadas de Inverno um megaevento que reúne atletas de todo o mundo, representando 80 nações. Confira abaixo oito fatos interessantes sobre os Jogos de PyeongChang.

1- Em um acordo histórico, a Coréia do Norte deixou para trás os conflitos com a do Sul e enviou uma equipe para as Olímpiadas de PyeongChang. 22 atletas distribuídos em quatro modalidades, além disso, foi formada uma equipe unificada de hóquei feminino, com 13 atletas do Norte e 12 do Sul. Para completar os dois países desfilaram juntos na cerimônia de abertura.

2- Em janeiro de 2016 a prefeitura mudou a grafia do nome de PyeongChang, que antes era escrito com “c” minúsculo. Tudo isso para que os turistas não viajassem por engano para Pyongyang, capital da Coreia do Norte.

3- Nosso amado país Brasil chegou em PyeongChang com uma delegação de dez atletas divididos em cinco modalidades. Mas o grande destaque vai para Jaqueline Mourão, a mineira de 42 anos do esqui cross country, entrará para a história olímpica do país com sua sexta participação nos jogos e a única atleta do país a competir nos Jogos de Verão e Inverno.

4- As mascotes foram apresentadas em junho de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional. A mascote dos Jogos de Inverno de 2018 chama-se Soohorang, um tigre branco. A Coreia do Sul também escolheu tigres para as Olímpiadas de Verão de 1988. Para as Paraolimpíadas a mascote é um urso negro chamado Bandabi.

5- A maior delegação da história com 242 atletas é dos Estados Unidos. O país possui uma equipe de 107 mulheres e 135 homens, que competirão em todas as 15 modalidades.

6- Ainda falando em quantidade os Jogos de PyeongChang serão os maiores de todos os tempos, ao menos em número de participantes. Serão 2.925 atletas representando 92 países. Na última edição em Sochi-2014, na Rússia, competiram 2.780 atletas de 88 países.

7- A Itália conta com 121 representantes nos Jogos, incluindo 48 mulheres. O destaque vai para a esquiadora Lara Malsiner, de 17 anos, que será a primeira “millennial” a integrar o time nas Olímpiadas.

 

 

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu