Por que dormimos tão mal?

In Saúde

Pesquisa realizada no mês de março pelo Datafolha mostra que o brasileiro dorme cada vez pior e isso só piora com a idade

Kawanna Cordeiro

A última pesquisa feita pelo Datafolha comprovou que o brasileiro está perdendo a qualidade do sono. Segundo o estudo, em 2008, 68% dos idosos atribuiu a noite de sono como boa ou ótima. Já em 2018, esse número caiu 14%, ou seja,  apenas 54% dos idosos consideram o sono como bom ou ótimo.

Além da falta de disposição e do mal humor constante no dia seguinte à noite mal dormida, existem outros inúmeros problemas como consequência. “Pessoas com dificuldade para dormir têm mais consequências cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral. O sistema imunológico pode ser prejudicado porque determinadas substâncias de defesa são secretadas enquanto você dorme profundamente”, explica o neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba, Shigueo Yonekura. “Depressão e ansiedade também podem ser consequências de noites mal dormidas”, destaca.

Separamos recomendações simples para você dormir melhor:

  1. Na hora de dormir quanto mais escuro o quarto melhor. Como a pálpebra é muito fina, qualquer luminosidade interfere a produção da melatonina, o hormônio do sono.
  2. Falando em luz, é difícil resistir, mas a luminosidade azul dos aparelhos eletrônicos pode enganar o cérebro a acreditar que ainda é preciso ficar alerta. Portanto deixe o celular de lado pelo menos 30 minutos antes de deitar.
  3. Evitar bebidas e alimentos estimulantes depois das 17 horas. Café, refrigerantes, achocolatados, bebida alcoólica e cigarros, são algumas das coisas promovem uma atividade cerebral intensa.
  4. Tomar um banho com água quente antes de dormir ajuda a relaxar os músculos tensos das atividades do dia.
  5. Ouvir música relaxante e ler um livro na cama podem fazer com que o sono chegue mais rápido.
  6. Ter uma rotina de sono também pode ser interessante. Horário de deitar, horário de levantar.
  7. O ideal seria evitar sonecas durante o dia, mas se for impossível para você, o cochilo não deve exceder 15 minutos. “Pesquisadores americanos estudaram durante anos os benefícios da soneca e descobriram que, principalmente para os homens, este cochilo diminui o estresse e até o risco de problemas cardíacos. A soneca também melhora o raciocínio, a atenção, a memória e coordenação motora”, explica Shigueo Yonekura.

 

Link da imagem: https://goo.gl/7BXCWv

You may also read!

Estrangeiros vieram mais ao Brasil

Entrada de estrangeiros no Brasil é 60% maior que em 2021

Embratur indica que as viagens de estrangeiros no Brasil e na América Latina devem voltar aos níveis pré-pandemia até

Read More...
buraco atacama

Buraco de 200 metros de profundidade surge no deserto do Atacama

Autoridades começaram as investigações de um buraco gigante que surgiu em uma região de mineração no norte do Chile.

Read More...
Jô Soares morre

Jô Soares morre aos 84 anos

O apresentador Jô Soares foi internado para tratar uma pneumonia e faleceu na madrugada desta sexta-feira Paula Orling O

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu