A influência da tecnologia na pecuária

In Economia, Geral, Meio Ambiente

A tecnologia tem alcançado quase todos os setores da nossa sociedade. Na pecuária, o mesmo processo acontece.

Camylla Silva

No decorrer dos anos as tecnologias vão avançando e automaticamente se inserindo no âmbito pecuário, com o intuito de aprimorar o manuseio, aumentar a produtividade e a criação das vacas leiteiras. Com a experiência de novos profissionais na área, que já estão inseridos na era tecnológica, são feitos novos investimentos que vêm inovando a pecuária, visando atender ainda mais as pessoas e com maior qualidade.

Pecuária de precisão

A Gestão Agropecuária é uma das pioneiras da pecuária de precisão no Brasil. Essa empresa lançou em 2007 a Tecnologia de Gestão de Confinamento (TGC), que possibilita o controle de cada animal, antes feito em blocos de papel e em planilhas. A companhia é responsável pelo gerenciamento de 6,5 milhões de animais e o acompanhamento de 66% do mercado brasileiro de confinamento. São dois mil usuários ativos no Brasil, Paraguai e Bolívia. 

Assim como na agricultura, a pecuária de precisão é guiada pelas informações que são coletadas no campo. Os dados são analisados por plataformas digitais, capazes de elaborar breves relatórios para uma gestão pecuária traçada no desempenho do animal, operação e pessoas.

Para o Zootecnista, Igor Hubner, a inserção de inovações no modelo de gestão de propriedade, em aplicar formas de manejo mais adequados para o animal, tem levado o sucesso para a pecuária. “Estas tecnologias, quando bem aplicadas, proporcionam aos animais maior qualidade na produção, seja em ambiente aberto ou fechado (confinamento)”, declara.

Com o uso das tecnologias da pecuária de precisão, os produtores conseguem ter o mapeamento do comportamento de cada animal e analisar o ganho de peso diariamente, tendo em conta a influência de vários fatores, como: origem, raça, clima, dieta, tipo de estrutura do curral e cocho, além da vulnerabilidade à doenças.

Dessa forma, ferramentas de administração podem prever o cenário, mostrando possíveis resultados de retorno produtivo e financeiro, reduzindo os riscos da operação e tendo o melhor aproveitamento da aparição de oportunidades do mercado. “A tecnologia otimiza o manuseio na pecuária, o que acaba evoluindo o desenvolvimento genético. Algumas são úteis até no controle nutricional dos animais”, afirma a aluna de Medicina Veterinária, Geovanna Souza.

As tendências da pecuária no Brasil

A pecuária brasileira tem ganhado muito espaço no mercado internacional. Com a extensão territorial que permite crescer cada vez mais, o Brasil ganha ainda mais vantagens para o avanço da agricultura e pecuária. “A tendência também é o aumento do profissionalismo na produção pecuária. Produtores que não se adaptam à realidade crescente estarão fadados ao prejuízo”, acrescenta Hubner.

Segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o setor do agronegócio alcançou participação de 27% do PIB brasileiro em 2021, a maior desde 2004. Isso tudo com as perdas significativas causadas pela pandemia de COVID-19 e o aumento expressivo dos insumos. Mas as exportações são crescentes, o que aumenta o desenvolvimento e crescimento do setor. Contudo, para continuar este estímulo é importante o uso de ações do governo que proporcionam o acesso à tecnologias e a informações, especialmente a médios e pequenos produtores.

You may also read!

Empresas obrigam retorno ao trabalho presencial

Funcionários que já se adaptaram ao home office têm dificuldade com a medida. Gabrielle Ramos Durante a pandemia do

Read More...

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” faz sucesso nos EUA

O livro se encontra em primeiro lugar nas vendas da Amazon de literatura latina após viral na internet. Davi

Read More...

Japão: o centro da convergência cultural entre oriente e ocidente

Série Xógum retrata relações conflituosas no Japão antigo que permanecem preocupações econômicas e políticas no Japão contemporâneo.  Paula Orling

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu