A revolução literária do Booktok

In Cultura, Geral

Web comunidade inova mercado literário através de conteúdos virais no Tik Tok. 

Hellen de Freitas 

O aplicativo Tik Tok teve uma influência considerável nos últimos anos, e em 2021, foi o mais baixado na Apple e Play Store. A rede social é geralmente conhecida pelas danças que viralizam, contudo, lá você pode fazer vídeos variados do tipo de conteúdo que quiser e os vídeos recebidos no seu feed serão de acordo com os seus nichos de interesse. 

Por ser uma rede na qual muitos assuntos têm o seu espaço, até mesmo os livros entram nessa perspectiva. Conhecida como BookTok, a comunidade literária do aplicativo é um fenômeno, apesar de abordar sobre todo os tipos de livros, romance, young adult, distopia e fantasia são os carros chefes dessa vertente da plataforma. A hashtag principal do BookTok tem atualmente mais de 111 bilhões de visualizações. 

A febre chegou até mesmo às próprias livrarias, que estão se adaptando a esse novo universo. Algumas delas separam um estande ou seção para as obras que estão em alta no aplicativo entre os internautas.

Booktok alterou as livrarias.
Setor do ‘’booktok’’ – Foto: reprodução Twitter/ @merlienyn

Influência no mercado literário e cinematográfico 

A NPD Bookscan, padrão em rastreamento de PDV para o mercado editorial, abrange aproximadamente 85% dos livros impressos comerciais vendidos nos EUA. Por meio de relatórios diretos de todos os principais varejistas, incluindo Amazon, Barnes & Noble, Walmart, Target, livrarias independentes e muitos outros, mencionou o aumento de categorias geralmente abordadas no aplicativo, sendo que a ficção para adultos liderou o crescimento das vendas em 2021, com um aumento de 25% em relação ao ano anterior. 

Algumas obras específicas tiveram uma atenção a mais, sendo que a escritora Colleen Hoover teve o segundo livro de ficção adulta mais vendido nos Estados Unidos em 2021. Intitulado ‘’É assim que acaba’’, o livro teve mais de 770 mil cópias vendidas nesse mesmo ano. A obra teve seu lançamento oficial em 2016, entretanto houve um interesse maior quando foi comentado pelos escritores engajados do Tik Tok. Devido a esse sucesso, os fãs da autora e do exemplar pediram uma continuação da história dos personagens principais, houve uma grande comoção e Colleen fez o desejo se tornar realidade. 

O segundo livro da duologia, ‘’É assim que começa’’, foi lançado em outubro de 2022, com dedicatória exclusiva para os seus leitores da rede social. ‘’Após publicar “É assim que acaba’’, jamais imaginei que um dia escreveria uma continuação […] Quando ‘’É assim que acaba’’ virou febre no TikTok, recebi uma enxurrada de pedidos por mais Lily e Atlas. E como eu poderia dizer não a uma comunidade que mudou a minha vida? Este romance foi escrito como um agradecimento pelo enorme apoio e, por isso quis proporcionar uma experiência bem mais leve’’, declarou Colleen. 

O universo cinematográfico sempre utilizou de obras literárias para realizar filmes e séries baseados nos mesmos, e nos últimos anos essa demanda cresceu. O livro ‘’É assim que acaba’’, por exemplo, se tornará filme com atores renomados como, Blake Lively e Justin Baldoni, que também será diretor do longa.

Outras histórias também ganharão vida nas telas, como é o caso da série do Prime Video, ‘’Daisy Jones and the six’’, que será lançada dia 3 de março. Além disso, Percy Jackson da Disney Plus e ‘’Os dois morrem no final’’ de Adam Silvera também serão adaptados, mas ainda não há tantas informações. Todos os livros foram queridinhos dos leitores do BookTok e foram os principais impulsionadores para uma maior relevância.

‘’Booktokers’’

Assim como os termos influencers e tiktokers tomaram forma e classificaram aqueles que fazem conteúdo para as redes sociais e Tik Tok, respectivamente, o nicho do mundo literário também ganhou uma nomeação para aqueles que geram conteúdo para o BookTok. Dessa maneira, se criaram os booktokers, que utilizam seus perfis para recomendarem e discutirem sobre as obras em geral.

Luana Teles, começou na plataforma em outubro de 2021 e possui mais de 183 mil seguidores em seu perfil (@luaninhareads). Ela conta que o BookTok mudou a sua vida e só percebeu a sua influência verdadeiramente ao comparecer a Bienal do Livro de 2022, que aconteceu em São Paulo. ‘’Durante a Bienal muitas pessoas me paravam para conversar comigo sobre meus vídeos, pedir pra tirar fotos, eu dei até autógrafo. Foi incrível ver o carinho de todo mundo, eu nunca achei que seria essa pessoa e que isso pudesse acontecer comigo’’, relata.

Atualmente Luana trabalha com marketing nichado em livros de romance nacionais e diz sobre as consequências no ramo. Para ela, o booktok basicamente transformou o mercado literário, principalmente no contexto de marketing. ‘’Um único vídeo no tiktok é capaz de colocar um livro no Top 10 da Amazon, e isso é capaz de revolucionar a própria literatura, tendo em vista que muitos autores buscam escrever livros que se encaixam nos ‘parâmetros’ do booktok pra alcançar o sucesso do livro, transformando o modo de se abordar os gêneros literários”, explica.

Gabriela Zomer é publicitária e também trabalha criando conteúdo para a comunidade de livros do Tik Tok desde 2021. Com mais de 320 mil seguidores na plataforma (@zomerela), viralizou por contar histórias de livros como se fossem fofocas da sua própria vida. Ela nunca imaginou unir o seu conhecimento no meio da publicidade com seu trabalho na internet, nem mesmo esperava produzir vídeos para a rede social.

“A princípio não acreditava que meu conteúdo fosse gerar realmente alguma coisa, entretanto começou a chegar várias pessoas falando que leram livros por minha causa e gostaram ou me pedindo outras indicações, isso chegou até mesmo no meu trabalho, no cotidiano com a família. Tudo isso me mostrou que realmente as pessoas pegam para ler, hoje em dia tenho a certeza de que existe um além da internet’’, declara. 

O impacto desse universo é evidente e seu crescimento só comprova isso, assim como a Luana, Gabriela acredita no efeito que essa comunidade tem de alavancar as obras de uma maneira diversificada e eficaz. ‘’O BookTok está ganhando um espaço muito grande ao ver dos editores e autores independentes que buscam o Tik Tok como uma forma de divulgar os livros, isso porque um livro que viraliza na rede muita das vezes esgota em todos os lugares. Não podemos deixar de olhar como todas as redes sociais, de uma forma geral, impactaram a leitura depois desse novo modelo de criação de conteúdo literário, que vai além da resenha no blog e Instagram’’, afirma.  

Foto: Reprodução Tik Tok

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