Blog Pessoal: o exercício ideal para qualquer escritor

In Geral
Teclado com letras

Lucas Pazzaglini

Dia 31 de agosto é celebrado o dia do blog, e a data pode parecer aleatória, mas foi escolhida porque os números, “3108”, se assemelham com a palavra “blog”. Mas afinal o que é esse tipo de escrita? Ele já teve vários formatos e grupos de foco, hoje em dia é mais voltado para a comercialização de dicas e/ou produtos. Mas nem sempre foi assim. O blog já foi associado a um diário virtual ou a uma página pessoal, e é dessa época que eu me lembro.

A ABJ Notícias decidiu produzir uma edição “Especial de Blogs” para resgatar essa essência e fugir um pouco do tradicional. O pedido foi: escolha um tema que você goste e escreva sobre ele. Fácil né? Eu achei que fosse pelo menos. Mas o que era para ser apenas outro texto, escrito em poucas horas, se tornou um exercício de autoconhecimento.

O jornalista trabalha com fatos: você vê o que acontece, encontra pessoas que saibam falar sobre o assunto, apura suas informações através de pesquisas, e ainda assim é difícil de escrever. Mas agora um blog pessoal, de onde você tira as ideias? “Não sei do que eu poderia falar ao longo de um texto de 700 palavras”, esse é o meu pensamento. 

E aí surge o maior inimigo de todo escritor: o bloqueio criativo. O termo, criado em 1947 pelo psiquiatra Edmund Bergler, está ligado ao obstáculo que qualquer um enfrenta para produzir algo novo. Estou bem familiarizado com esse contexto, pelo fato de sofrer disso pelo menos uma vez por semana. Aliás, enquanto escrevo esse texto continuo empacando a cada próxima palavra. 

Mas preferi começar assim do que não começar. Quando você começa a escrever pode odiar cada frase, mas tá tudo bem. Isso significa que uma ideia melhor está vindo (pelo menos é isso que eu repito para mim mesmo). Pensamentos novos vão chegando e diferentes abordagens para o assunto também, mas só se você se arriscar. Isso explica porque eu tenho três arquivos diferentes salvos como “blog”: odiei todos e pensei em algo melhor. 

Mas apesar das dificuldades iniciais, o texto de blog é para ser um dos mais fáceis possíveis. Tenha como exemplo o texto que você acabou de ler. São simplesmente meus pensamentos em uma ordem que faz sentido. Saudades eternas desse tipo de blog. 

E agora depois de pensar muito sobre o que eu gostaria de escrever no meu blog, decidi falar sobre “porque você deve escrever um blog”. Bobo né? Estava na ponta da língua esse tempo todo. Enfim, aproveite as dicas e mãos à obra. Confira os motivos:

1- Para explorar uma nova forma de escrita

Por ser um estilo livre você pode se aventurar em qualquer área da escrita: storytelling, marketing de conteúdo, um texto estritamente formal, uma vibe mais pessoal em primeira pessoa, uma linguagem que te permite usar a palavra “vibe”. Se eu usasse isso em um texto jornalístico, definitivamente estaria em perigo. Dentro do blog você pode se aventurar no que te é desconhecido, e ninguém vai poder te julgar, porque é seu. 

2- Fale sobre diferentes temas

Sobre o que VOCÊ gosta de escrever? Esportes, cultura pop, pesquisas científicas, sua vida e os outros temas que você conseguir listar, todos tem vez dentro de um blog, porque ele é seu. Tenha liberdade criativa para expandir seu próprio universo de conhecimento, e escreva sobre algo que te é comum. 

3- Treine a sua criatividade

Como já foi dito, uma das maiores dificuldades foi escolher um tema, mas isso é legal, te incentiva a ir mais fundo. Teste diferentes assuntos, treine diferentes abordagens, veja se você se identifica, busque um conteúdo que está engavetado na sua mente a dois anos, tá tudo valendo.  O importante é ser seu.

4- Tenha algo seu

Em todos os motivos a palavra “seu” está inclusa, isso porque um dos maiores benefícios do blog é esse. Às vezes a gente cansa de trabalhar por demanda, não podendo escrever sobre o que gostamos, ou só precisamos relaxar a cabeça e falar sobre um tema mais leve. O blog pessoal é um desses refúgios. Simplesmente respire bem fundo e escreva sobre seu dia, depois disso, tudo fica mais fácil. 

Mas a pergunta que fica é: o que você ainda está esperando? Junte tudo o que você sabe e escreva um parágrafo. Se estiver bom, ótimo, se estiver ruim, perfeito, só continue. Uma hora a inspiração vem e você vai se sentir orgulhoso do resultado final.

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu