Brasil: um paraíso líder mundial no ecoturismo

In Economia, Geral, Meio Ambiente

Estando a frente do México e Austrália no ranking da revista norte-americana Forbes, o Brasil reforça o fortalecimento do ecoturismo.

Julia Viana

Segundo a revista Forbes, que é uma das mais conceituadas em publicações de economia e negócios, o Brasil tem conquistado um lugar de destaque no cenário mundial como um dos melhores países para a prática do ecoturismo. Com sua vasta extensão territorial, rica diversidade biológica e paisagens deslumbrantes, o país oferece aos visitantes experiências únicas de conexão com a natureza e a vida selvagem.

Sua reputação tem sido construída ao longo de décadas de esforços de conservação, promoção do turismo sustentável e preservação de seus ecossistemas únicos. Para essa comparação, foi construído um ranking com 50 países, e o Brasil recebeu um valor significativamente alto de 94,9/100, que o deixou à frente do México com 86 pontos e em segundo lugar na lista.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a EMBRATUR, o Ecoturismo ou turismo ecológico é o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. 

Preservação da deslumbrante diversidade biológica 

Do cerrado à Amazônia, das praias paradisíacas à exuberante Mata Atlântica, o Brasil abriga uma variedade inigualável de ecossistemas que atraem a atenção de viajantes em busca de aventuras ecológicas. De acordo com a Forbes Advisor, o Brasil tem mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas, atraindo sua atenção para belezas como a da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo que oferece uma experiência imersiva em uma biodiversidade que abriga inúmeras espécies de plantas, animais e insetos. 

Por outro lado, as regiões costeiras, encantam com suas praias de areias brancas, águas cristalinas e recifes de coral. Para o perfil O Turismólogo, a vantagem em priorizar o ecoturismo é a criação da consciência ambientalista por meio da interpretação do Ambiente incentivando a sua conservação, que é de extrema importância para a sobrevivência e o bem estar das pessoas. 

Ter o turismo sustentável como prioridade destaca a importância de proteger ecossistemas frágeis e, ao mesmo tempo, permitir que os visitantes os explorem de maneira responsável. O país tem adotado medidas rigorosas de regulamentação do turismo, estabelecendo limites para o número de visitantes em determinadas áreas. Atualmente existe um Livreto do Ecoturismo, que traz orientações básicas sobre como, de forma segura, o turista pode aproveitar a comercialização de destinos e roteiros turísticos brasileiros.

Comunidades locais 

Além de preservar a natureza, o Brasil também valoriza as comunidades locais que vivem nas áreas de ecoturismo. Segundo um estudo realizado em 2003 pela revista eletrônica Exame sobre as comunidades da Costa Rica mostrou que, quando o ecoturismo impulsiona a economia, as pessoas param de cortar as árvores porque elas estão simplesmente ocupadas demais atendendo os turistas.

Por isso, a promoção do turismo sustentável tem como um de seus objetivos beneficiar economicamente essas populações, incentivando a geração de empregos relacionados ao turismo, como guias turísticos, artesãos e prestadores de serviços, e incentivando práticas que respeitem as tradições culturais locais.

Além de beneficiar as comunidades locais com a fonte de renda e preservação, também é possível destacar um benefício para o turista que vai usufruir desses recursos. Em uma pesquisa publicada no The World Journal of Biological Psychiatry, mostrou que o maior contato ao ar livre ajuda no melhor desenvolvimento do desempenho cognitivo. “Hoje em dia, devido ao estresse nas cidades, as pessoas buscam se reconectar com a natureza em busca de boas energias, novas experiências que lhe tragam mais saúde física e mental, e o ecoturismo propicia esse bem estar”, destaca o perfil O Turismólogo.

Com uma crescente conscientização global sobre a importância da preservação ambiental, o Brasil está bem posicionado para manter sua posição como líder mundial em ecoturismo. A combinação de beleza natural, esforços de conservação e abordagem responsável ao turismo oferece um modelo inspirador para outros países que desejam aproveitar o turismo como uma força positiva para o meio ambiente e as comunidades locais.

You may also read!

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Cidadãos sem registro ainda são problema no Brasil

Cerca de 2.7 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Gabrielle Ramos O registro de nascimento é um

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu