Temperaturas afetam tanto o consumidor quanto os produtores
Gabriel Buss
O calor tem castigado alguns agricultores. Muitos alimentos tem subido até 15% nos supermercados devido ao excesso de calor. Alimentos como a banana, laranja, milho e até os ovos têm sido as principais vítimas da alta temperatura. De acordo com Regina, do setor administrativo de um supermercado, a principal causa da alta nos preços é a falta da chuva e o rápido apodrecimento das frutas e verduras.
Segundo o agrônomo Guinter Hugo, essa época do ano realmente é muito complicada para os produtores e para os consumidores também, já que ambos acabam prejudicados. ”Além disso, nessa época do ano a proliferação de fungos e bactérias sobe para um alto nível e isso acaba danificando os alimentos ainda no plantio. Por causa do aumento rápido na temperatura, algumas plantas não chegam nem a nascer” acrescenta ele.
O estudante de agronomia, Moisés Bueno, dá algumas dicas de como conservar os produtos. “Para evitar a perda rápida das frutas e verduras é importante saber armazenar. Uma das dicas é coloca-las em lugares úmidos e não lugares onde eles ficarão abafadas. Isso serve tanto para os supermercados que recebem dezenas de fardos como também para o consumidor, que compra uma quantidade pequena, geralmente”. Para ele ainda, “muitos consumidores compram sem analisar o produto e acabam saindo no prejuízo, porque o mercado as vezes não armazenou de forma, ou mesmo o próprio cliente não armazenou assim que chegou em casa.”
”Com esse grande calor o recomendado mesmo para o consumidor é pesquisar bastante, antes de comprar e armazenar de forma correta os alimentos. Com isso pode-se economizar bastante e ainda aproveitar bem todos os produtos adquiridos” conclui Moisés.