Cansaço após uma boa noite de sono: por que isso acontece?

In Geral, Saúde
Cansaço após o sono indica outros problemas.

Entenda porque você dorme bem e continua acordando cansado.

Ana Júlia Alem

A qualidade do sono está diretamente ligada ao desempenho da sociedade em suas atividades diárias, desde estudos, relacionamentos interpessoais até o trabalho. Portanto, é imprescindível ter ao menos oito horas de sono para que todas as funções do sono sejam executadas corretamente. Ter horas bem dormidas é necessário pois é nesse período que o corpo se recupera, o sistema imunológico se fortalece, ocorre a produção e liberação de hormônios, relaxamento dos músculos, revitalização da pele e outras atividades. 

A revista americana Sleep Epidemiology (Epidemiologia do Sono, em português), publicou uma pesquisa apontando que cerca de 66% dos brasileiros dormem mal. Entre os entrevistados, percebeu-se que as mulheres são as mais atingidas, podendo ter um sono 10% pior que o dos homens. 

Noites mal dormidas, principalmente quando acontecem com frequência, podem acarretar diversos problemas físicos e mentais. Alguns exemplos são a baixa imunidade, diminuição de memória e aprendizado, retardo no desenvolvimento do corpo e aumento das chances de adquirir doenças psiquiátricas. 

Então, se você dorme ao menos oito horas por noite, tem um sono de boa qualidade e acorda cansado, o que está acontecendo? Confira algumas possibilidades!

1. Alteração de sono REM e NREM

O sono é dividido em duas fases: O REM e NREM. O não-REM se caracteriza por atividades corporais menos intensas e possui quatro estágios. A primeira etapa é a do adormecimento, sono leve, começo do sono profundo e sono profundo. Assim,o corpo recarrega as energias, libera hormônios de crescimento e executa o processo de recuperação das células e órgãos. Já o sono REM, é a fase do descanso profundo. Nesse estágio, a atividade cerebral acelera e se intensifica . Assim, acontecem os sonhos, liberação de mais hormônios e a fixação da memória.

O sono NREM e REM são essenciais para a recuperação da energia física do indivíduo para acordar disposto nos dias seguintes. Então, uma alteração na quantidade e, principalmente, qualidade dos mesmos, podem causar cansaço mesmo após uma “boa” noite de sono.

2. Distúrbios do sono: insônia, apnéia do sono e sonambulismo

Distúrbios do sono são diferentes doenças capazes de afetar o sono de um indivíduo. Eles impedem o sono profundo, diminuindo a qualidade das horas dormidas e tornando-as insuficientes. Então, mesmo que o sujeito durma a quantidade de horas necessárias, ele não se sente recuperado.

“Há diversas razões para os distúrbios, como estresse, ansiedade, excesso de peso, efeitos colaterais de medicamentos e desordens neurológicas”, informa a médica do sono e integrante da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Aliciane Mota. 

3. Baixa imunidade

O sistema imunológico garante proteção ao corpo do ser humano, ele evita que substâncias estranhas e patógenos afetem a saúde de um indivíduo. Ou seja, serve como uma barreira contra doenças que tentam invadir o corpo humano.

Em casos de indivíduos com baixa imunidade é normal a recorrência da sensação de cansaço excessivo, podendo ser esse um dos motivos de dormir bem e mesmo assim acordar desgastado.

4. Carência de nutrientes

Os nutrientes, como ferro, vitamina B12, C e D são indispensáveis para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções dos organismos vivos, ou seja, eles mantêm uma boa manutenção da saúde. A falta desses nutrientes pode causar fadiga e a normalização dos níveis desses nutrientes costumam ser a solução para o esgotamento.

5. Obesidade

“Além de aumentar os riscos de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, a obesidade também pode causar apneia obstrutiva do sono, um distúrbio do sono que influencia diretamente na qualidade do sono. Mesmo sem desenvolver a apneia do sono, a obesidade pode afetar o ciclo do sono, pois causa aumento da sonolência. ”, declara a médica.

A médica afirma que manter um peso corporal saudável é necessário para que bons níveis de sono e energia sejam mantidos.

6. Estresse

O estresse causa danos à saúde quando é muito intenso e duradouro. Quando recorrentes, podem afetar o organismo causando problemas como insônia, cansaço excessivo, desmotivação e até dores no corpo. Além disso, o estresse pode causar mudanças estruturais e funcionais no cérebro humano, o que pode contribuir ainda mais com a fadiga.

“É necessário que saibamos gerenciar nosso estresse. Tomar um banho, meditar e caminhar são atividades que nos priorizam e relaxam a mente. Elas fazem com que o estresse se dissipe”, conclui Aliciane.

Hábitos para dormir melhor

A otorrinolaringologista especializada em Medicina do Sono, Gabriella Jahic, comenta que para ter uma noite de sono de qualidade, é necessário criar hábitos que o auxiliem a chegar ao sono profundo. Algumas delas são: 

  • Durma em locais tranquilos, sem estímulos sonoros ou luminosos;
  • Evite exposição à eletrônicos antes de dormir;
  • Dispense alimentos com cafeína ou estimulantes nos períodos da tarde e noite;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Não utilize remédios para dormir sem prescrição médica.
  • Pratique atividades relaxantes durante a noite.

You may also read!

Desvendando mitos: é seguro esquentar comida no micro-ondas?

A Organização Mundial da Saúde garante que não gera problemas para a saúde. Davi Sousa Desde sua invenção na

Read More...

Comer próximo ao treino pode afetar o rendimento da musculação

O processo digestivo tem um impacto significativo no treino, desviando a energia dos músculos e concentrando nos órgãos gastrointestinais.

Read More...

Médico brasileiro faz história nos EUA com xenotransplante

Em março, Leonado Riella conduziu um xenotransplante renal.  Marlon Davis P. Bento Leonardo Riella fez história em 16 de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu