Censo 2022: IBGE começa coleta de dados após dois anos de atraso

In Geral
Censo cpmeçou há 2 semanas.

Pesquisa realizada pelo IBGE começou a coleta de dados este mês, após 2 anos de atraso devido à pandemia

Camylla Silva

O Censo Demográfico, operação realizada pelo IBGE para ter conhecimento das condições sociodemográficas da população brasileira, começou a coleta de dados este mês. A pesquisa, que é feita a cada 10 anos, deveria ter sido realizada em 2020, mas, devido à pandemia de COVID-19 e a falta de recursos orçamentários, está acontecendo este ano. 

O levantamento, que será feito em 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas, realiza um recolhimento de dados sobre a população, para traçar um perfil socioeconômico do país. Além de contar o tamanho da população brasileira, que hoje está se aproximando dos 215 milhões de pessoas, o Censo tem como objetivo relatar como vivem os brasileiros e identificar as características de cada morador do território nacional, como: 

  • idade;
  • sexo; 
  • religião; 
  • raça ou cor; 
  • renda; 
  • escolaridade; 
  • saneamento básico dos domicílios.

Entender o perfil da população é essencial para a promoção de políticas públicas. O recenseador Daniel Kondo, diz por que é importante participar do estudo: “Com essas informações o governo pode direcionar a verba e criar programas nas áreas que a população realmente precisa”, declarou.

Segundo o Instituto, serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 questões, e o ampliado, com 77. Além da coleta presencial feita nos domicílios, a pessoa poderá responder as perguntas pela internet ou pelo celular, o que é uma novidade. Marina Pazzaglini participou da pesquisa há 20 anos. Para a ex-recenseadora, durante os anos aconteceram muitas mudanças e agora está tudo mais acessível: “Tudo está mais prático e digital, facilitando e agilizando o trabalho do recenseador e do cidadão em participar”, afirma.

É importante ressaltar que, para responder algumas dessas questões de forma remota, é preciso, inicialmente, receber a visita do recenseador que disponibilizará um ticket eletrônico para validação das respostas. Depois de receber o ticket, há um prazo de 7 dias para a realização da pesquisa por uma das formas remotas. 

Essa é a primeira vez que o IBGE está oferecendo a opção de não responder diretamente ao recenseador. Para atender as pessoas que possam ter dificuldades para responder o questionário, foi criado o Centro de Apoio ao Censo (CAC), que pode ser consultado pelo número 0800 721 8181. O atendimento é feito todos os dias das 8h às 21h30, por agentes censitários.

De acordo com o IBGE, os recenseadores visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. Os resultados serão administrados pelo Instituto e devem ser divulgados até dezembro e os dados completos, durante o ano de 2023.

You may also read!

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Cidadãos sem registro ainda são problema no Brasil

Cerca de 2.7 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Gabrielle Ramos O registro de nascimento é um

Read More...

6 filmes para assistir com sua mãe

Confira alguns filmes que separamos para você curtir um feliz dia das mães da melhor forma.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu