Como conciliar a rotina de estudo e trabalho?

In Geral

A organização no estudo e trabalho ajuda a ter um dia a dia mais sossegado.

Bruno Sousa

Ei! Está com a rotina corrida? Conciliar estudo e trabalho está te deixando ansioso e você está sem tempo para dormir? Calma! Porque esse texto é para você! Quando somos crianças, sonhamos com uma vida adulta cheia de responsabilidades. Até porque, quem nunca quando criança fez planos, né? Como diz aquela canção “É que a gente quer crescer, e quando cresce, quer voltar do início”. Pois é, Kell Smith não mentiu. 

Mas que tal procurar uma solução? Para tudo nessa vida tem um jeitinho. Eu sei que muitas vezes pode parecer impossível, mas nada que um bom planejamento não te ajude. Então, confira algumas dicas para se organizar melhor. Tenha uma boa leitura! 

Faça um planejamento

O planejamento de estudo e trabalho é um dos pontos primordiais para estabelecer uma boa rotina. Sem ele, você acaba se perdendo e, em certos casos, não sabe nem aonde quer chegar. É de suma importância ter um propósito de vida, porque como diz um ditado popular “nadou, nadou e morreu na praia”.

Para isso, sente-se em um lugar bem tranquilo (de preferência ao ar livre), pegue uma caneta, um caderno de anotações e comece a separar suas demandas do dia ou até mesmo semanais. Desta forma, você conseguirá o controle de todas as suas atividades, sem se estressar, que é o que acaba acontecendo na maioria das vezes. 

Lembre-se: separe tudo por prioridades. Se você tem um trabalho para apresentar amanhã na faculdade e os seus amigos estão te chamando para sair, claro que a preferência será o trabalho. Não se perca em distrações! Isso pode te causar sérias consequências depois. 

Utilize aplicativos para apoio 

Use a tecnologia a seu favor. Ao invés de possuir aplicativos que não irão agregar em nada, além de só ocupar memória no seu celular. Assim, você não precisará andar por aí com papéis e pode acionar sempre lembretes que podem te auxiliar na realização dos seus afazeres. Confira abaixo alguns aplicativos que vão te ajudar nessas tarefas:

  1. Pocket: ele permite que você organize os seus conteúdos em uma lista usando tags, além de você poder compartilhar notícias, artigos e vídeos. O aplicativo também transforma qualquer texto em áudio e se você estiver cansado para uma leitura, poderá colocar na opção ouvir. 
  1. Trello: nele você organiza suas tarefas, demandas do trabalho, viagens e acompanha em cards o processo das atividades. 
  1. Toogl Track: o aplicativo te dá a possibilidade de cronometrar o tempo em cada atividade realizada. Ainda emite relatórios em gráficos que mostram como você tem dividido o seu tempo entre o trabalho e os estudos.
  1. Focus@will: se o seu problema é concentração, esse aplicativo coloca música de fundo e ajuda a pessoa a se concentrar, diminuindo distrações que podem fazer você perder o foco.

Separe tempo de lazer 

Cair em uma rotina viciosa de estudo e trabalho é muito fácil quando estamos concentrados e focados em um ponto só. Por isso, é muito importante saber dividir as coisas. Há tempo para tudo nessa vida. Fora que o excesso de trabalho e estudos podem causar o famoso “burnout”, que no Brasil atinge cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 

Sendo assim, separe tempo de qualidade com os amigos, família ou até mesmo sozinho. Saia para parques, vá à academia, pratique esportes, viaje e encontre os afazeres que façam você curtir e sair um pouco da rotina. Outro ponto importante é planejar de forma inteligente para evitar a procrastinação e o sentimento de culpa.

Eu te garanto que esse tempo de qualidade vai ajudar muito. Assim, você poderá respirar um pouco, buscar ambientes que irão abrir o pensamento e até mesmo recarregar as baterias. Essas atividades ajudam a manter a motivação e produtividade.

Fale com os mentores

Comunicação é a chave para tudo, afinal, quando nos comunicamos abrimos um leque de oportunidades e resolvemos situações que muitas vezes pareciam impossíveis. Caso a sua rotina esteja muito pesada, converse com o seu chefe ou professor e explique a situação. Assim vocês chegarão a um acordo que fique bom para ambos. 

Além de que o contato direto, honesto e sincero, pode gerar um bom relacionamento com os seus supervisores, dando assim uma certa credibilidade para o seu trabalho e mostrando que você é um funcionário e aluno comprometido, que se preocupa com as suas responsabilidades.

Se avalie frequentemente

Traçar objetivos é importante, mas é preciso avaliar os resultados. Com o passar dos dias, se o foco não for mantido, corremos o risco de não seguir o que foi proposto e voltar tudo à velha rotina. Por isso, autoanálise é fundamental, assim, você consegue acompanhar o seu processo de evolução, ver o que pode ser mudado, e se desafiar. 

Espero que de alguma maneira esse texto tenha te alcançado e deixado claro que para tudo existe uma solução. Ah! Não deixe essas dicas valiosas aqui não. Aposto que você tem algum amigo que está passando pela mesma situação. Então, não perca tempo e compartilhe em suas redes sociais!

You may also read!

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

A luta de Duna contra a inteligência artificial

Saga de Duna, escrita por Frank Herbert, mostra superação das máquinas e da inteligência artificial em favor da humanização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu