Como realizar um treino seguro?

In Esportes, Geral, Saúde

Dicas para prevenir lesões e acidentes na academia.

Lucas Pazzaglini

Um acidente que aconteceu em uma academia em Juazeiro do Norte, Ceará, no começo do mês, chamou atenção nas redes sociais e levantou questionamentos sobre medidas de segurança. Regilânio da Silva Inacio, de 42 anos, se acidentou em um dos aparelhos de musculação, sofrendo uma grave lesão na coluna vertebral, que pode até mesmo deixá-lo sem andar.

Um dos principais motivos para o acidente foi a falta de atenção do aluno durante o uso do aparelho, mas existem outros fatores que devem ser considerados para um treino seguro. Pensando nisso, conversamos com o professor e personal trainer Felipe Andrade, que nos deu dicas de como ser bem-sucedido na academia, sem se preocupar com acidentes.

Confira a entrevista abaixo!

Quais são as medidas de segurança obrigatórias em academias?

As medidas de segurança fiscalizadas por órgãos públicos são como em qualquer ambiente que forneça algum tipo de serviço, como, extintores em dia, saídas de emergência etc. Porém, as medidas de segurança específicas de academias de ginástica dependem muito de cada estabelecimento e da região.

As mais comuns são: não treinar descalço; exigir exames de clientes com indícios de algum problema de saúde; orientação e correção para os alunos que estão fazendo exercícios de forma equivocada, por parte dos professores; equipamentos com manutenção em dia; não deixar pesos e barras jogadas no chão, para não ocorrer acidentes; e, atenção dos professores e treinadores, prevendo possíveis acidentes.

Como prevenir acidentes envolvendo aparelhos?

Acidentes inesperados podem acontecer, mesmo tomando todas as medidas de segurança, porém, existem várias formas de preveni-los. A academia deve manter sempre os aparelhos regulados e lubrificados, com suas manutenções em dia, contratar uma equipe de professores de alta qualidade, para passar as orientações corretas para os alunos, ensinar a forma certa de usar, e como conduzir o aparelho após o uso.

Já os alunos devem sempre escutar os ensinamentos dos professores. Se estiver em dúvida sobre como usar o aparelho, é preciso chamar [o/a professor/a], tirar a dúvida, e sempre checar se está tudo correto com o aparelho antes e depois do uso.

Como prevenir lesões durante o treino?

A maioria das lesões em treino ocorrem por falta de condicionamento físico para tal tipo de treinamento, o que leva a pessoa a exceder seus limites. É importantíssimo sempre respeitar os limites de repetições e cargas. Musculação, assim como qualquer tipo de treino seguro, demanda tempo e dedicação. Não é em um treino que vão aparecer todos os resultados.

Existem dicas de segurança para alunos e professores?

Os alunos sempre devem estar atentos às observações e ensinamentos dos professores, estar sempre com seu tênis para a segurança dos seus pés, e sempre prestar atenção em tudo. A academia não é um parquinho de diversão, atenção é muito importante. Os professores sempre devem estar atentos aos alunos, prestando atenção, corrigindo e observando tudo que acontece na hora do treino, assim prevenindo determinadas situações.

Por que é importante ter um personal trainer auxiliando?

Desenvolver um trabalho com um personal trainer é de extrema importância. O personal é um profissional de saúde, tratando através do exercício físico, identificando e tratando patologias, doenças, melhorando a estética e a autoestima. Além disso, um personal consegue ter sua dedicação inteira para seu aluno, desenvolvendo um trabalho de qualidade e individualizado. Ao longo de minha trajetória como personal trainer, trabalho com pessoas com problemas de saúde e fico muito feliz em conseguir recuperar a saúde e a qualidade de vida de meus alunos.

Um treino seguro depende de todas as partes dentro do ambiente da academia. Na próxima vez que for se exercitar, lembre-se de seguir as dicas de segurança, para não precisar se preocupar com o pior.

You may also read!

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu