Confira a lista de ganhadores do Prêmio Nobel 2022

In Cultura, Geral

Este ano foram premiadas 12 pessoas e duas instituições, divididas em seis categorias.

Helena Cardoso

O Prêmio Nobel é um dos mais famosos do mundo. Criado por Alfred Nobel, que desenvolveu a dinamite e outras 355 patentes, a premiação homenageia pessoas que lutam pelo bem-estar da humanidade, beneficiando a inventividade humana. Alfred dedicou 94% de sua fortuna para a criação dos prêmios que são entregues todo dez de dezembro, aniversário de sua morte.

Este ano, os vencedores foram anunciados entre os dias três e dez de outubro pelas academias sueca e norueguesa. Confira a lista dos ganhadores e seus feitos por categoria:

Medicina

O primeiro laureado foi Svante Pääbo, com o Prêmio Nobel de Medicina, no dia três de outubro. O biólogo sueco é pioneiro no sequenciamento do genoma do Homem de Neandertal e na descoberta sobre a relação entre a herança genética de hominídeos extintos e a evolução humana. Seu trabalho criou a paleogenética, um ramo científico que combina a paleoantropologia com a genética. 

Física

Os ganhadores do Nobel de Física foram Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger, que realizaram experimentos com fótons emaranhados e estabeleceram novas tecnologias na era da informação quântica. Com isso, se tornaram pioneiros nessa área. Os trabalhos dos físicos mostraram “estranhezas” do mundo microscópico e possibilitaram a computação e criptografia quânticas. O prêmio foi anunciado em quatro de outubro.

Química

Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless foram as pessoas que levaram o prêmio de Química no dia cinco de outubro. Os estudiosos foram responsáveis por desenvolver uma técnica que constrói moléculas a partir de um clique. O trabalho facilita a produção de remédios e possibilita tratamentos contra o câncer mais direcionados. 

Literatura

Annie Ernaux foi a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura. Ela foi a primeira mulher francesa a receber essa premiação, motivada, segundo o comitê, “pela coragem e perspicácia clínica com que ela descobre as raízes coletivas, estranhamentos e restrições da memória pessoal”. A escritora é conhecida por possuir um estilo autobiográfico e direto na obra que é best-seller na França. O prêmio foi anunciado em seis de outubro.

Paz

O Nobel da paz foi anunciado no dia sete de outubro e passou por muitas ponderações antes que os vencedores fossem definidos. O ativista Ales Bialiatski e as instituições Memorial, da Rússia, e Centro de Liberdades Civis, da Ucrânia, foram escolhidos por promoverem “o direito de criticar o poder e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos, documentando crimes de guerra, abusos de direitos humanos e abuso de poder”, de acordo com o comitê. Os três ganhadores se opõem fortemente ao governo do presidente russo Vladimir Putin.

Economia

Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig foram anunciados pela Real Academia Sueca de Ciências, no dia dez de outubro, como os ganhadores do Nobel de Economia. Suas pesquisas garantiram uma melhora na compreensão sobre o papel dos bancos na economia e sobre a importância de evitar colapsos bancários, principalmente durante períodos de crises financeiras.

Como é feita a escolha?

Todo ano os membros das academias, professores universitários, cientistas, ex-ganhadores do Prêmio Nobel e parlamentares montam a lista de indicações, que começa em setembro. Depois de receber todos os nomes, os comitês das categorias escolhem os vencedores. A regra é que eles devem ter “contribuído com pesquisas ou descobertas em benefício de uma comunidade ou do mundo como um todo”. Cada ganhador recebe uma medalha, um diploma pessoal e dinheiro. O Nobel de 2022 vale dez milhões de coroas suecas, o equivalente a R$4.632.301,08.

You may also read!

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu