Delegacias da Mulher passam a funcionar 24 horas

In Geral, Política

Órgãos públicos atuarão na assistência às vítimas de violência.

Raabe Alves

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei Lei 14.541 nesta terça-feira(4), que determina que a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) deve funcionar 24 horas por dia, sete dias na semana, incluindo feriados.

Segundo o autor da proposta, Senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), muitas vezes a mulher vítima de violência deixa de registrar a ocorrência porque a delegacia especializada não funciona à noite ou nos fins de semana, ou inexiste na cidade.

Esse atendimento deverá ser feito, preferencialmente, em sala reservada e por policiais do sexo feminino. Os policiais encarregados do atendimento deverão receber treinamento adequado para permitir o acolhimento das vítimas de maneira eficaz e humanitária.

Ainda segundo a lei, as delegacias da mulher devem disponibilizar número de telefone ou de mensagem eletrônica destinado ao acionamento imediato, e acompanhamento psicológico e jurídico à mulher vítima de violência. Tais atendimentos devem acontecer mediante convênio com a Defensoria Pública, os órgãos do Sistema Único de Assistência Social e os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ou varas criminais competentes. 

Em municípios onde não houver DEAM, a delegacia existente deverá priorizar o atendimento da mulher vítima de violência por agente feminina especializada.

O que é a DEAM?

As delegacias da mulher são unidades especializadas da Polícia Civil para atendimento às mulheres em situação de violência. Elas realizam ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal, no respeito aos direitos humanos e nos princípios do Estado Democrático de Direito.

As DEAM’s têm como finalidade o atendimento de todas as mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica e familiar, crimes contra a dignidade sexual e feminicídios.

You may also read!

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu