Desemprego atingiu 7,4% até janeiro deste ano

In Economia, Geral

Segundo IBGE, a taxa de 7,4% equivale a 8,1 milhões de desempregados no país.

Luiza Strapassan

O índice de desemprego no Brasil atingiu 7,4% no trimestre que se encerra em janeiro de 2024, uma porcentagem muito parecida com a dos meses anteriores de 2023.  Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O termo desempregados refere-se a pessoas que possuem idade para trabalhar (a partir de 14 anos) e que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e à procura de uma ocupação. Dentro desse grupo, existem pessoas que embora estejam disponíveis, não estão à procura de emprego, portanto, não podem ser consideradas desempregadas. Seriam elas:

  • universitários que dedicam seu tempo somente aos estudos;
  • donas de casa que não possuem trabalho fora;
  • microempreendedores, que trabalham por conta própria.

A partir da investigação realizada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, as condições do mercado de trabalho do país seguem com cenário favorável e bons resultados, no qual a taxa de pessoas ocupadas mantém a taxa de desemprego em um nível equivalente.

Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, o comum seria uma baixa na população ocupada no período do fim do ano, fato que não ocorreu em 2023 e tem mantido uma estabilidade durante o início de 2024.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o mercado de trabalho tende a continuar ativo em 2024, com uma perspectiva de crescimento de 2% do PIB.

You may also read!

Os encantos históricos de Siwa: uma alternativa tranquila aos destinos turísticos tradicionais

Paula Orling O Egito é famoso por suas atrações turísticas tradicionais que enchem os olhos dos visitantes. Realmente é

Read More...

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu