Dia Mundial da Fotografia: confira 6 dicas básicas para tirar fotos

In Cultura, Geral
Dia mundial da fotografia é comemorado 19 de agosto.

Conheça mais da história do Dia Mundial da Fotografia.

Cristina Levano

O Dia Mundial da Fotografia (The World Photography Day) é comemorado todo 19 de Agosto desde 1839. Não importa se somos profissionais ou apenas interessados, a fotografia está presente no nosso dia a dia.

No dia 19 de agosto de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, equipamento de captura de imagens que foi a base para a criação do calótipo nesse mesmo ano, o que caracteriza esse ano como um marco na invenção da fotografia

Já tempos depois, o fotógrafo indiano, O.P. Sharma, propôs a ideia da data para a ASMP (Sociedade de Fotógrafos de Mídia da América) e a RPS (Sociedade Real Fotográfica). Elas se juntaram e oficializaram a criação do Dia Mundial da Fotografia na data de 19 de agosto. Assim, pouco a pouco, outros países gostaram da ideia e adotaram a data também.

Quer saber um pouco mais sobre este assunto? Então, aproveite e confira 6 dicas para tirar fotos!

1. Tirar vantagem da iluminação

É normal não ter muitas luzes quando você começa,portanto, aproveite o nascer do sol, o pôr do sol, as luzes dos edifícios para dar vida às suas fotos. Lembre-se de que uma boa iluminação é 50% de uma boa fotografia.

2. Cuide do enquadramento

Centralizar o objeto principal nem sempre é a melhor opção. Às vezes precisamos da regra dos terços. Observe os pontos de interseção das quatro linhas na tela do seu dispositivo. Esta regra indica que esses pontos são os melhores locais para posicionar os elementos mais importantes no enquadramento. 

3. Foco no foco 

Preste atenção se o objeto que for fotografar está no foco. Isso vai fazer com que sua foto fique nítida e com qualidade.

Lembre que quanto maior o valor de abertura, menor é a profundidade de campo. Isso significa que o foco alcança apenas itens que estão mais próximos à lente.Por outro lado, quanto menor o valor de abertura, maior a profundidade de campo. Sendo assim, itens que estão mais distantes entram em foco.

4. Seja claro sobre o que você quer transmitir

Quando você quiser tirar uma foto, pense cuidadosamente no que você quer que os outros entendam quando a olharem. Depois disso, se esforce para conseguir passar essa mesma mensagem.

5. Veja a arte de outras pessoas

Não tenha medo de olhar as fotos de outras pessoas e experimentar algumas ideias deles, ninguém nasce com seu próprio estilo. Aos poucos você vai construindo o seu, foto a foto.

6. Pratique

Para aprender é necessário tirar muitas fotos regularmente. Tire foto dos  seus amigos, familiares ou conhecidos para praticar. Aproveite festas, viagens, refeições e se divirta enquanto você cresce como fotógrafo.

Bônus: Crie um portfólio

Crie um portfólio: salve suas fotos e publique-as em sites onde elas ganham visibilidade como flickr, unsplash, pexels, instagram. Quando você for solicitado a fazer referência ao seu trabalho, ele estará disponível para visualização.

Agora, que você já sabe um pouquinho mais sobre fotografia, se jogue e utilize sua criatividade para capturar esses momentos especiais. Feliz dia do fotógrafo!

You may also read!

Educação bilíngue traz benefícios para toda a vida

Apresentar um segundo idioma na primeira infância facilita no aprendizado das crianças. Ana Dias O estudo Bilingual Brains, da

Read More...

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu