Diagnósticos de dengue crescem no Brasil

In Geral, Saúde

Doença tropical atinge o país com mais de 700 mil casos.

Késia Grigoletto

O Ministério da Saúde registrou, na última sexta-feira (23), 762.545 casos de dengue nos primeiros dois meses de 2024. O número de diagnósticos é quatro vezes maior em relação ao mesmo período do ano passado. Desses casos, 150 mortes foram confirmadas.

Os estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Acre, além do Distrito Federal declararam estado de emergência. Dentre eles, Minas Gerais possui o maior número de diagnósticos de dengue, contabilizando 268.976 casos, logo em seguida está São Paulo com 126.700 casos.

Conforme o Ministério da Saúde, o aumento de casos se deve a junção do calor excessivo e intensas chuvas, combinação que possivelmente é causada pelo fenômeno El Niño

Distribuição de vacinas

O Ministério da Saúde confirmou que serão entregues 523 mil vacinas da dengue para 29 municípios até a segunda quinzena de março. Isso totalizará uma lista de 521 municípios recebedores dos imunizantes.

Para o ano de 2024, o MS fechou um acordo com a Takeda, empresa responsável pela produção de vacinas, a fim de aumentar a distribuição de doses da vacina. Ao todo, 6,5 milhões serão fabricadas, quantidade necessária para imunizar 3,2 milhões de brasileiros. 

Prevenção 

De acordo com o Ministério da Saúde, algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar o acúmulo de água e consequentemente a proliferação dos agentes transmissores do vírus, como:

  • Limpar periodicamente ralos, canaletas ou qualquer outro tipo de escoamento de água;
  • Utilizar areia em vasos de plantas ou realizar limpeza semanalmente;
  • Guardar pneus em locais cobertos;
  • Manter piscinas limpas.
Dengue no Brasil atinge números altos.

You may also read!

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu