Enem 2022: contagem regressiva para o exame

In Educação, Geral

As datas do Enem estão chegando. Mas para ter um bom desempenho e tirar uma boa nota é preciso desacelerar.

Camylla Silva

Falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São esperados que mais de 3,3 milhões de brasileiros façam a prova nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro domingo os candidatos fazem as provas de Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Já no segundo domingo, as disciplinas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O Enem é utilizado para avaliar o desempenho dos estudantes no final do Ensino Médio. Além disso, a nota da prova pode ser utilizada para ingressar em alguma universidade, seja ela pública ou particular. A prova pode ser realizada pelos estudantes que já concluíram o Ensino Básico e os treineiros, que vão concluir após 2022.

Horário, local e o que levar

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os portões dos locais de prova abrem às 13h, e não será permitida a entrada após o fechamento. O local que será realizada a prova será informado no cartão de confirmação de inscrição que poderá ser acessado no portal do participante

Os candidatos começam a fazer a prova às 13h30, não podendo começar antes da autorização dos responsáveis de cada sala. No primeiro dia, o participante terá cinco horas e 30 minutos para realizar a avaliação, que terá o término às 19h. Já no segundo dia, são cinco horas de duração, com término previsto para às 18h30. Podendo se retirar da sala após o mínimo de duas horas de provas. O candidato que sair antes será eliminado. Para a realização da prova, só é permitido o uso de caneta preta esferográfica em material transparente, e o documento de identificação com foto como: 

  • Carteira de identidade (físico ou digital);
  • Passaporte ( para quem for estrangeiro);
  • Carteira de habilitação (físico ou digital);
  • Carteira de trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997);
  • Carteira de Registro Migratório ou documento provisório de Registro Nacional Migratório
  • e-Título.

É importante lembrar sobre o uso da máscara, que em algumas cidades ainda é obrigatório em lugares fechados. O aluno que não obedecer a regra será eliminado.

Desacelere!

Com a data do exame chegando os candidatos ficam tensos e apreensivos, mas Túlio Murucci, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, espera vencer a tensão para conseguir tirar uma boa nota. “A gente sempre fica um pouco nervoso e ansioso, mas eu estou bastante entusiasmado e esperançoso. E a minha expectativa é que eu realmente consiga uma boa nota”, afirma.

Túlio ainda disse que estava muito corrida a sua rotina, mas decidiu desacelerar um pouco, descartando algumas responsabilidades para ter um bom desempenho. “Eu estava fazendo cursinho preparatório, mas por conta da minha rotina pessoal não consegui manter a rotina no cursinho. Sendo assim, decidi me esforçar e dedicar ao máximo nas aulas e tiro alguns finais finais de semana também, para estudar as matérias que tenho mais dificuldade”, explica.

Ao mesmo tempo que é importante ter preparo e uma rotina mais extensa de revisão das matérias, também é fundamental saber equilibrar o tempo de estudos para evitar o conhecido “branco” ou até mesmo o esgotamento mental. 

O diretor escolar Osmar Ribeiro, ressalta que o Enem tem muita relevância para os estudantes e que a calma e concentração é muito importante. Por isso, ele dá dicas valiosas para se preparar e usar durante a prova:

Estudar na véspera não basta

Mantenha uma rotina regular de estudos, de preferência, diária. Melhor um pouquinho por dia do que tudo de uma vez. Faça uma revisão do que já foi estudado nos dias que antecedem o teste. Grife e anote os pontos principais que lhe ajudarão a lembrar da resposta, e se possível, construa um mapa mental. Ajuda muito!

Rotina de estudos saudável

Procure um local organizado e sem distrações, livre de barulhos e que permita uma boa concentração. Divida os temas em blocos de estudos e tenha intervalos frequentes para descansar a mente e conseguir assimilar melhor os conteúdos. Evite tornar o estudo para o Enem maçante.

Mantenha a confiança e a calma

Mesmo diante do desafio, manter a confiança durante o preparo e aplicação da prova pode contribuir para o melhor desempenho. Se você estudou, não precisa se preocupar, as respostas virão naturalmente. Acalme! Respirar profundamente diminui a ansiedade e melhora a concentração.

Exercícios físicos e dormir bem

Realizar atividade física pode reduzir a ansiedade. Movimentar o corpo também estimula o trabalho do cérebro, potencializando o raciocínio rápido e a memória. Outro remédio muito eficaz para combater a ansiedade é uma boa noite de sono, principalmente na noite anterior à prova.

Não atrase

Chegar muito em cima da hora pode aumentar a ansiedade e gerar estresse. Organize tudo antes para poder chegar cedo.

Concentração total

Ter concentração na hora da prova é fundamental, além de ser um recurso super eficaz para um bom desempenho, diminui a possibilidade de ansiedade. Não fique em devaneio, mantenha o foco!

Leia as instruções com cuidado

Muitos alunos não conseguem os resultados pretendidos simplesmente por não seguir corretamente as instruções da prova. Leu e não entendeu? Tire as dúvidas com o supervisor. 

Responda as mais fáceis primeiro

Se uma questão está difícil de responder, por você não lembrar a resposta, não perca tempo, pule para a próxima. Responda as que souber e depois volte nas que pulou.

Data dos resultados 

De acordo com o edital do Enem 2022, os resultados serão divulgados em até três dias úteis após a aplicação da segunda aplicação do caderno de questões, no dia 20 de novembro. A expectativa é que até o dia 23 de novembro os gabaritos sejam devidamente divulgados. Segundo o Inep, ainda não há uma data definida para o resultado individual de cada candidato.

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu