Enola Holmes: um olhar satírico de luta a favor do feminismo

In Cultura, Geral

Paula Orling

Partindo dos clássicos da história do detetive Sherlock Holmes, o filme Enola Holmes 2 dá sequência ao 1 (lançado em 2020), criando uma versão bem-humorada de mistério. Tendo o Sherlock como plano de fundo, a produção se passa em Londres do final do século XIX, uma época conhecida pelas revoluções e pela luta a favor de direitos.

O filme mistura mistério, comédia, história e ainda traz toques de romance e suspense, que envolvem uma narrativa complexa, mas fluida, dirigida pelo britânico Harry Bradbeer. O lançamento aconteceu na Netflix em 4 de novembro de 2022.

Depois de começar o próprio negócio como detetive, Enola tem dificuldades de se encaixar na cidade, já que ninguém acredita no seu potencial de resolver mistérios. Mas uma menina acredita nela. Bessie procura a irmã de Sherlock Holmes depois do desaparecimento da sua irmã, Sarah Chapman. 

Durante as buscas, Enola e Sherlock percebem que tanto o caso do desaparecimento de Sarah quanto um caso fiscal de Sherlock estão interligados.

Com dinamismo e ritmo, Enola Holmes vai a fundo na história do feminismo, reforçando conceitos normalmente velados no cinema. Desta vez, a narrativa tem um fator que acrescenta valor ao produto: a história tem um plano de fundo histórico, dando voz, assim, a milhares de meninas e mulheres esquecidas ao longo das décadas.

Alerta de spoiler!

Apesar dos personagens terem caráter previsível, o filme acertou em trazer uma personagem mulher e preta como uma vilã, que tradicionalmente é um homem branco. O anti-herói é clássico dos livros e de outras produções fílmicas como maior opositor de Sherlock Holmes.

Além disso, o elenco é um grande destaque do longa-metragem. Como personagem principal, Millie Bobby Brown incorpora plenamente a personagem esperta de Enola. Mas os coadjuvantes não deixam a desejar. Sherlock é interpretado pela estrela Henry Cavill, que na dupla fraterna com Enola, forma uma relação que oscila entre indiferença e cuidado paterno.

E é impossível considerar a narrativa sem atentar para as cenas pós-créditos do filme. Depois de uma conversa entre os irmãos Holmes, Sherlock cai em um dos golpes de Enola, que implora que o irmão se torne mais sociável. Assim, Sherlock conhece seu parceiro de mistérios dos clássicos: John Watson (Himesh Patel).

Desta forma, Enola Holmes 2 aborda temáticas extremamente delicadas de forma simples, clara e quase clichê. Mesmo com elementos previsíveis, o filme encanta quem busca construir um senso de defesa dos direitos e incluir conceitos de feminismo e liberdade no cotidiano.

Enola Holmes 2 (2022, EUA)

Direção: Harry Bradbeer

Com: Millie Bobby Brown, Louis Partridge, Henry Cavill. Onde assistir: Netflix

Foto: Divulgação/Netflix

You may also read!

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu