Entenda o que é a Amazônia Legal

In Geral, Meio Ambiente
Amazônia Legal contribui com a proteção do local

O Brasil tem a maior área de proteção ambiental do mundo.

Gustavo Montejano

A Amazônia Legal abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e 195 municípios do Maranhão, segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). São cerca de 5.015.067,86 km² ou 59% do território brasileiro. Aproximadamente 28,1 milhões de habitantes vivem nesse espaço. Surgiu em 1966, com a necessidade de planejar e promover o desenvolvimento regional.

A região tem a maior reserva florestal e hidrológica do mundo. Para preservar e manter em segurança o que representa a riqueza nacional, foi criado em 1934 o primeiro código florestal, o mais rígido entre todos os países do mundo.

Preservação: ciência e tecnologia 

Além de promover o desenvolvimento da região, a Amazônia Legal foi criada para definir um espaço de preservação. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o satélite usado pelo Brasil atualmente é o CBERS, mas outros dois estão em desenvolvimento: o Amazônia e o MAPSAR. O MAPSAR irá superar algumas dificuldades como registrar imagens do território à noite e quando estiver coberto por nuvens.

O Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES) realiza o mapeamento e estimativas de taxas de desmatamento por corte raso, que é quando a floresta é totalmente suprimida em um curto período.

Outros sistemas são o Mapeamento da Degradação Florestal na Amazônia (DEGRAD), que tem a função de mapear o desmatamento por degradação florestal progressiva. Ele é caracterizado por um processo mais lento de desmatamento e difícil de detectar via satélite. 

Há também a Detecção de Exploração Madeireira na Amazônia (DETEX). E a detecção em Tempo Real do Desmatamento na Amazônia (DETER), o qual fornece alerta para fiscalização. Para acessar as informações obtidas por esses programas basta acessar o site TerraBrasilis, uma fonte oficial do governo.

Desmatamento e Incêndios Florestais

Doutorando pelo INPE, Diego Oliveira Brandão, biólogo responsável técnico pela empresa Amazônia Socioambiental, explica que a Amazônia Legal se estende não só por todo o bioma da Amazônia no Brasil, mas abrange até grande parte do cerrado, tem uma política de estado construída para focar no desenvolvimento administrativo, econômico e ambiental da região.

Brandão aborda a relação entre a região e o desmatamento. O especialista explicou que uma área desmatada “é quando uma área florestal é substituída por uma área não florestal. Uma área não florestal pode ser uma pastagem de gado, um plantio de soja e geralmente é o que mais acontece na Amazônia Legal nesta ordem ou uma infraestrutura como uma rodovia ou uma barragem de água.”

Outro problema é a queimada florestal. Uma área desmatada tem maiores chances de ser queimada, seja por causas naturais, como em época de seca ou por causas humanas, para limpar o local. Abordando o tema do código florestal, Diego comenta que “é uma legislação robusta, mas que vem sendo pouco seguida há décadas.”

Na floresta amazônica, explica o Biólogo, não existe uma relação natural entre as queimadas e a floresta, pois a umidade não permite grandes incêndios, mas o desmatamento deixa o local mais propenso às queimadas das quais a floresta não está adaptada.

You may also read!

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Programas de exercícios melhoram a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama metastático

A atividade física é benéfica para pacientes com câncer de mama avançado, melhorando a qualidade de vida, reduzindo a

Read More...

Hábito de roer as unhas atinge até 30% da população global

Roer as unhas pode parecer uma reação normal ao estresse e ansiedade, mas pode apresentar nocividade à saúde. Eduardo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu