Estudo afirma que 11 minutos de caminhada por dia pode evitar morte

In Geral, Saúde

A pesquisa concluiu que morte precoce pode ser prevenida através da caminhada.

Isabella Maciel 

Em estudo publicado pelo British Journal of Sports Medicine, pesquisadores afirmam que 11 minutos de atividade física moderada por dia, todos os dias, pode diminuir em 17% o risco de doenças cardiovasculares. 

No mundo, cerca de 17 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas doenças também representam a maior causa de morte no Brasil. Com isso, uma caminhada de curto tempo, de intensidade moderada, pode ajudar a prevenir doenças do coração e melhorar a qualidade de vida. 

Pesquisa

A equipe de pesquisa citada anteriormente afirma que 75 minutos por semana é suficiente para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares em 17%, e câncer em 7%. Esse tempo de atividade seria metade do recomendado pela OMS. 

Pesquisadores analisaram resultados descritos em 196 artigos, 30 milhões de participantes de 94 grandes cortes. O estudo é da Universidade de Cambridge e da Universidade de Belfast.

A pesquisa aponta que duas a cada três pessoas relataram níveis de atividade abaixo de 150 minutos por semana e, menos de 10% conseguiu mais de 300. Mas se você acha que 150 minutos por semana de atividade física é apavorante, 75 minutos já fazem grande diferença, com risco consideravelmente menor de mortalidade. Porém, as pessoas que superam esses níveis vivem mais, em comparação com aquelas que não o fazem.

A importância do exercício

O Dr. Eduardo Lima, cardiologista do hospital Nove de Julho, diz que a atividade física é extremamente importante para o sistema cardiovascular. Ela faz com que o coração trabalhe adequadamente, produz substâncias vasodilatadoras que ajudam no controle da hipertensão e ajuda na manutenção do peso, evitando a obesidade.

“Existe um componente de atividade física que não é exercício físico tradicional, por exemplo: evitar elevador, subir escada, fazer uma caminhada, descer um ponto antes do ônibus ou do metrô e caminhar um pouco mais”, explica Eduardo.

O exercício físico feito em constância traz muitos benefícios, além de prevenir doenças, como ajuda na concentração, melhora noite de sono, alivia o estresse, minimiza ansiedade e depressão, entre outros.

“Se estima que 30 minutos de atividade física de diversas formas, durante uma semana, pelo menos cinco dias, idealmente todos os dias, reduz o risco de doenças cardiovasculares”, ressalta o doutor.

Bruno Pires, estudante do Ensino Médio, que corre pela manhã 2 vezes na semana, também nota os benefícios. “Correr de manhã muda principalmente as outras atividades do dia, como na escola eu consigo ficar mais atento, consigo estar mais disposto para fazer as outras atividades que tenho”, relata.

Cuidados além do exercício

Apesar da caminhada ser um excelente aliado, ela não deve ser o único cuidado quando falamos sobre saúde. Deve-se evitar fatores de risco como tabagismo, uso de álcool, e excesso de drogas.“Ter um estilo de vida adequado, quando você tem um padrão alimentar saudável, uma espiritualidade, ter uma mente sã, ser uma pessoa tranquila, não ter estresse, ser uma pessoa mentalmente desenvolvida faz com que seu coração melhore”, finaliza Dr. Eduardo.

You may also read!

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu