Famílias lutam para reconstruir vida após enchentes no litoral de SP

In Geral, Meio Ambiente

As chuvas foram as maiores já registradas na história do país, provocando enchentes devastadoras.

Bruno Sousa Gomes

A tragédia que devastou o litoral Norte de São Paulo completou uma semana neste domingo (26). As chuvas resultaram em deslizamento de terra, árvores caídas, redes elétricas danificadas, desabamentos de casas e rodovias bloqueadas. As famílias vítimas desse desastre ambiental juntam seus recursos e forças para reconstruir casas, e, em muitos casos, a vida.

Até o momento, o número de mortos chegou a 65, sendo 64 em São Sebastião e 1 em Ubatuba, cidade vizinha da região. De acordo com último boletim estadual, divulgado na tarde de ontem, já se contabiliza 1.109 desalojados e 1.172 desabrigados na cidade.

Famílias atingidas 

Dona Helionora Barcelos, moradora de um dos bairros mais atingidos pelas chuvas, teve sua casa levada bruscamente pelo deslizamento de terra. “No momento eu não estava em casa, quando cheguei encontrei tudo tomado pelo barro, sorte que consegui salvar os documentos que estavam em uma gaveta”, relata.

Vendo o tamanho da calamidade, Helionora confessa que o sentimento foi de angústia e medo. “Eu fiquei em choque, só conseguia lembrar da luta que foi para construir e de conquistar o meu próprio espaço”, conta.

Pronunciamento do prefeito

Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, se pronunciou em relação aos desastres, afirmando que o foco, no momento, são as vítimas e a reconstrução da cidade. Além disso, garantiu que todas unidades de saúde estão abastecidas com insumo hospitalar e estão oferecendo atendimentos de primeiros socorros. 

O prefeito ainda acrescenta que “ainda que seja um clichê, onde há esperança, há vida. Todos os homens estão mobilizados nesse momento para buscar vidas nos escombros. Diversas áreas estão sendo cobertas com todas as dificuldades, mas graças à operação aérea nós estamos ainda conseguindo atender todos os bairros.”

Como contribuir? 

Projetos, campanhas, vaquinhas solidárias e várias ações têm sido feitas para ajudar as famílias que perderam tudo nas enchentes. Confira alguns meios para contribuir:

ADRA
emergencias@adra.org.br

Governo Estadual
Chave pix: pix.enchentesp@fbb.org.br
Banco do Brasil 001
Agência 1607-1
Conta 11.000-0

Fundo Social
Chave Pix: doacoesfussp@sp.gov.br

Foto: Governo de São Paulo

You may also read!

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Cidadãos sem registro ainda são problema no Brasil

Cerca de 2.7 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Gabrielle Ramos O registro de nascimento é um

Read More...

6 filmes para assistir com sua mãe

Confira alguns filmes que separamos para você curtir um feliz dia das mães da melhor forma.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu