Ferrovia, História e Companhia

In Cultura

Exposição fotográfica celebra os 145 anos da ferrovia de Valinhos

Sabryna Ferreira

A Estação Ferrovia da cidade de Valinhos completou 145 anos de existência no dia 31 de março. Em homenagem à estação, o fotógrafo Marcel Pazinatto organizou uma exposição com fotos que contam a história da ferrovia. A Companhia Paulista de Estradas de Ferro inaugurou a rota que dava acesso às cidades de Valinhos e Jundiaí em março de 1872. Atualmente, a estação deu lugar ao Museu Municipal de Valinhos.

O projeto começou no ano de 2013, quando Pazinatto passou a registrar eventos na antiga estação ferroviária de Valinhos, atual Museu Municipal, pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos. “Naquele mesmo ano comecei a estudar a relação atual que existe entre a ferrovia e a sociedade, registrando cenas do cotidiano”, relata. Por ser engenheiro de formação, Pazinatto já teve a oportunidade de trabalhar com ferrovias, por isso se identificou tanto com a história da estação de Valinhos. “Em 2015, já de posse de algumas imagens, comecei a separar o que iria usar numa possível exposição e surgiram outros objetivos, como lançar a exposição em 2017, como uma forma de homenagear os 145 anos do início do tráfego ferroviário da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”, conta.

O fotógrafo explica que, por meio dessa exposição, quer fazer as pessoas pensarem e conhecerem um pouco sobre o passado e o cenário atual da ferrovia nesse antigo trecho. “Consequentemente, que as pessoas saiam de lá fazendo uma reflexão para o futuro, quer seja na área da preservação histórica ou mesmo no possível retorno dos trens de passageiros entre as cidades”, ressalta. Além da exposição, também é objetivo do fotógrafo conscientizar as pessoas sobre a importância do transporte ferroviário em uma sociedade que ainda foca no transporte rodoviário para o deslocamento de passageiros e cargas e ilustrar partes de um passado esquecido, causando a extinção de elementos da história. Por último, Pazinatto pretende ilustrar a paixão e fascinação que o trem proporciona nas crianças.

A mostra “Ferrovia, História e Companhia” acontece no Shopping Valinhos, de 14 de abril a 14 de maio. Segundo a assessoria do Shopping, as 34 fotos foram tiradas nas cidades de Valinhos, Louveira e Campinas.

Crédito da foto: Marcel Pazinatto/Assessoria

You may also read!

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Cidadãos sem registro ainda são problema no Brasil

Cerca de 2.7 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Gabrielle Ramos O registro de nascimento é um

Read More...

6 filmes para assistir com sua mãe

Confira alguns filmes que separamos para você curtir um feliz dia das mães da melhor forma.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu